Search
Close this search box.

Escola ameaça desabar no Furo do Paracuuba em Iranduba e casas apresentam rachaduras; veja vídeos

Foto: Reprodução

Iranduba (AM) – Moradores da comunidade Furo da Paracuuba, viveram momentos de desespero na noite desta quarta feira (4), após uma escola municipal que funciona na comunidade, começar a ceder. O Furo do paracuuba é uma pequena localidade pertencente ao município de Iranduba, distante 37 quilômetros de Manaus e fica as margens do Rio Solimões.

De acordo com moradores da área o clima de terror teve início quando parte de um colégio municipal começou a desabar devido ao fenômeno das ‘Terras Caídas’. Várias casas do local já apresentam rachaduras e os moradores temem que a comunidade desapareça semelhante ao que aconteceu na comunidade Arumã, em Beruri, após desbarrancamento que levou embora mais de metade das casas e duas pessoas morreram até agora e outras 5 seguem desaparecidas.

Um vídeo gravado por um morador do local mostra o estado das casas, que ficam nas proximidades do barranco, eles estão pedindo ajuda das autoridades para evitar uma tragédia. Na noite dessa quarta (4), parte da escola cedeu e alguns moradores estavam nas proximidades e viram a cena desesperadora.

A Defesa Civil do Estado do Amazonas informou que, em virtude do risco eminente de um desbarrancamento por conta da estiagem severa associada ao fenômeno de terras caídas, a Defesa Civil de Iranduba há 2 semanas atrás interditou aquela área e solicitou que as famílias daquela localidade do Furo do Paracuuba deixassem suas casas por se tratar de uma área de risco.

O órgão informou também que na manhã desta quinta feira (5), uma equipe de agentes da defesa civil e da secretaria de assistência social estarão no local para tentar retirar os moradores que ainda se encontram lá e levá-los para um aluguel social.

“Reforçamos a importância de que a população esteja atenta às recomendações da Defesa Civil e evite áreas de risco durante períodos de seca”, destacaram em nota.

Municípios em situação de emergência

Chega a 23 o número de municípios em situação de emergência no Amazonas em razão da forte seca que atinge o estado. O balanço consta de boletim do Comitê de Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental.

Dos 62 municípios amazonenses, 35 cidades estão em situação de alerta, duas em atenção e duas em normalidade. Além dos decretos municipais, o governador Wilson Lima decretou situação de emergência em 55 municípios amazonenses afetados pela estiagem.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *