Espetáculo premiado ‘Huma/‘ abre a programação do projeto ‘Escambo Rede’ em Manaus

Apresentação será no Parque dos Bilhares, localizado na avenida Constantino Nery

Manaus (AM) – Neste sábado e domingo (5 e 6/4), às 16h, o espetáculo premiado “Huma/” abre a programação do projeto “Escambo Rede Parente” em Manaus, no Parque dos Bilhares, localizado na avenida Constantino Nery.

A obra traz Francisco Rider, Ly Skant e Koia, de Manaus, e várias metáforas, a começar pelo título, que contém um sinal gráfico. A barra utilizada no título da peça se refere à barra e aos desafios existenciais que a personagem vivencia nesse ‘mundo-peste’, é também um corte dramático na palavra humanidade.

“Huma/” é uma peça na qual uma mulher isolada vive em um ‘mundo-peste’, mas não só biológico, acima de tudo o da política da morte que a devora cotidianamente. ’Mundo-peste’ é uma metáfora para todas as formas de violências, agressões, preconceitos e fobias contra corpos ‘indesejados’ pelos padrões normativos.

Um dia, Huma decide romper com esse enclausuramento e vai para a rua, se deparando com os vírus invisíveis da peste. Então, como uma mulher-cidadã, que cresceu na ditadura civil-militar, no período de 1964 a 1984, ela se manifesta.

O espetáculo foi premiado no 18º Festival de Teatro da Amazônia, em 2024, com “Melhor Direção” e “Melhor Dramaturgia” para Francisco Rider; indicado à Melhor Atriz com Ly Skant; e “Melhor Cenário” para Ly Skant, Francisco Rider e Koia.

Após a apresentação, às 17h, acontece a mesa pública com o tema “Corpocidade/Dinâmicas em Via Dupla”.

No domingo, das 9h30 às 12h30, tem a oficina “Corpo Cidade Performance: Como a Pessoa-Cidadã se Relaciona com a Sua Cidade”, no Palácio da Justiça, na avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro. 

A iniciativa da Cia Cisco, de São Paulo, liderada por Edgar Castro e Donizeti Mazonas, foi contemplada pela Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz e tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Universidade do Estado do Amazonas, Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Prefeitura de Manaus, Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), Rede das Artes Programa de Difusão Nacional e Ministério da Cultura – Governo Federal Brasil União e Reconstrução.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *