Anori (AM) — Os estabelecimentos comerciais de Anori, distante 195 quilômetros de Manaus, foram alvo de fiscalização do Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM), realizada entre os dias 24 e 27 de março. A inspeção teve como foco verificar o cumprimento das normas de defesa do consumidor, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, e a orientação quanto a práticas comerciais, como a cobrança indevida e a falta de informações claras para os consumidores.
De acordo com a equipe de fiscalização do Procon-AM, um total de sete estabelecimentos, incluindo agências bancárias, supermercados e postos de combustíveis, foram inicialmente inspecionados no município. Todos os sete locais foram autuados.
Desses, dois receberam orientações sobre a cobrança de taxas nas compras feitas com o cartão do Auxílio Estadual, prática considerada ilegal. Além disso, foi enfatizada a necessidade de manter placas visíveis com os contatos do Instituto para que os consumidores possam registrar denúncias e reclamações. Também foram fornecidas orientações sobre o armazenamento adequado de produtos perecíveis e não perecíveis, no caso dos supermercados.
“Então, nosso papel é não só fiscalizar, como orientar esses comerciantes, a fim de combater qualquer prática, considerada abusiva”, afirmou o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.
Canais de denúncias
Para realizar uma denúncia, a população pode acionar o Instituto de Defesa do Consumidor por meio dos telefones (92) 33215-4009 ou 0800 092 1512, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou encaminhar a demanda pelo correio eletrônico: fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br.