Manaus (AM) – O trabalho de prospecção desenvolvido por técnicos da Suframa presentes na 17° edição da Eletrolar Show alcançou a marca de aproximadamente 50% de estandes visitados. Os números são da Coordenação-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Cogin) e foram registrados nos dois primeiros dias do evento, com base nos 600 expositores cadastrados e distribuídos ao longo do Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Entre os locais estão aqueles que materializam a participação de empresas instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM) como Mondial/Aiwa, Ventisol, Whirpool (Brastemp/Consul), Gree, Elsys, Tectoy, Vivensis, Belmicro Industrial e Venttos.
Na avaliação preliminar feita pela coordenadora-geral de Assuntos Estratégicos (Cogea), Ana Maria Souza, a participação da Autarquia na feira tem sido relevante no sentido de atrair novas empresas para o Polo Industrial de Manaus (PIM), como também para que a Suframa possa marcar presença na maior feira de eletrodoméstico do Brasil, conhecendo novas tecnologias e, fundamentalmente, captando empresas e contatos para aumentar os investimentos na Zona Franca. “A recepção do público tem sido muito boa. A gente tem realmente chamado a atenção, porque sempre que se fala de Amazônia, isso acaba atraindo o público. Temos recebido muita visita aqui no nosso estande”, destacou Ana Maria.
No rol desses visitantes estão pessoas de vários lugares do Brasil, inclusive, de locais como o Estado do Amapá, onde fica a Área de Livre Comércio Macapá/Santana; e também de outros países, como as representantes da TCL Moka Technology: Heidi He, Kelly Xiao e Nora Zheng. “A TCL foi uma das empresas presentes na Eletrolar Show do ano passado e, como desdobramento dessa participação, ela enviou representantes para uma reunião realizada em novembro de 2023 com a Suframa, como parte do Plano de Prospecção para novos Negócios”, informou o coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Institucionais, Arthur Lisboa.
Informações
Até o momento, a maioria do público que passou pelo estande da Suframa, localizado na Avenida F e Rua 6, do Transamérica Expo Center, tem demonstrado interesse em coletar informações sobre a ZFM e a própria Autarquia. Foi o caso do empresário mineiro que atua no ramo de vendas on-line em utilidades domésticas e brinquedos, Alexandre Campos.
Morador do município de Divinópolis (a 102 quilômetros de Belo Horizonte), ele revelou que, nesse primeiro momento, teve boa impressão do que viu e ouviu. “Impressão muito boa. É algo que eu tinha curiosidade grande em conhecer e, pelo pouco da conversa, deu para ver como é feito o processo. É sensacional né, cara, um benefício aí pra indústria, que tem uma competitividade muito maior que qualquer outra. Eu já tinha ouvido falar, só que eu nunca havia aprofundado no assunto, nunca tinha visto bem o que era”, revelou o empresário.
Opinião similar teve Leonardo Caniço, que é conterrâneo de Alexandre e trabalha com eletroeletrônicos na capital mineira. Perguntado se teria interesse em estender os negócios para a ZFM, ele foi sucinto: “Vamos analisar. O primeiro passo foi dado. Foi muito esclarecedora a conversa com o Thiago Melo (coordenador de Monitoramento Tecnológico na Suframa)”, frisou Caniço.
Para as auxiliares de Logística paulistanas Geane Brito e a prima Kailane Pires, a curiosidade representou o ponto focal para que ambas chegassem juntas no estande da Suframa. “Vi que muitas coisas produzidas por lá (na Zona Franca) estão aqui”, disse Geane. “Vamos conferir mais”, completou Kailane.
Evento
A Eletrolar Show está na sua 17ª edição e é uma iniciativa do Grupo Eletrolar, que objetiva colocar em contato “indústria e varejo”, sob o tripé “tecnologia, negócios e networking”, assim como proporcionar uma imersão nas últimas novidades e tendências da indústria, varejo de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, celulares, móveis, utilidades domésticas, iluminação e Tecnologia da Informação (TI).