Manaus (AM) – Nesta sexta-feira (30), cerca de 60 estudantes finalistas do ensino médio da Escola Estadual Marechal Hermes, localizada no bairro Nova Esperança, zona Oeste de Manaus, participaram de mais uma ação do programa “Suframa nas Escolas”. A iniciativa – promovida pela Suframa em parceria com instituições públicas de ensino – busca conscientizar jovens sobre a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) para a região e para o Brasil.
A palestra foi conduzida pela servidora Layana Rios, técnica em Comunicação Social da Suframa, que abordou aspectos históricos e atuais do modelo da ZFM, como a evolução dos setores de comércio, agropecuária e indústria, as contrapartidas exigidas para a concessão de incentivos fiscais, além dos benefícios socioeconômicos e ambientais gerados pela existência do modelo de desenvolvimento. “A Zona Franca de Manaus é um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico, social, tecnológico e ambiental da região. Ela promove uma série de benefícios que vão além da simples questão fiscal”, afirmou a técnica.
Durante a palestra, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir por meio de conteúdos audiovisuais e atividades como quiz, que permitiram uma maior assimilação dos conhecimentos transmitidos. “A ideia é que, ao compreenderem melhor o papel da ZFM, os jovens possam valorizar e participar mais ativamente do desenvolvimento da região”, destacou a servidora.
Layana Rios também apresentou, na oportunidade, dados de uma pesquisa recente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) sobre a demanda de profissionais para o Polo Industrial de Manaus (PIM) nos próximos três anos. “A sondagem estima uma demanda contratações de profissionais com ensino médio e/ou técnico nas áreas de Mecânica, Eletrônica, Elétrica, Automação, Química e Informática. Para profissionais com ensino superior, a demanda é nas nas engenharias de Mecânica, Eletrônica, Elétrica, Automação, Química e Materiais e nas áreas administrativas, o destaque é para as áreas de Logística e Administração PCP”, detalhou.
Oito escolas
Este ano, o projeto já alcançou oito escolas e realizou duas palestras no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), totalizando dez palestras conduzidas por servidores da Autarquia. Até o fim do ano, estão previstas mais quatro palestras, reforçando o compromisso da Suframa com a educação e conscientização das novas gerações sobre a importância de um modelo que beneficia não apenas a cidade de Manaus, mas também outras regiões da Amazônia Legal, incluindo os Estados do Acre, Rondônia, Roraima e os municípios de Macapá e Santana, no Amapá.