Search
Close this search box.

Estudantes da UEA visitam a Yamaha durante o projeto ‘Zona Franca de Portas Abertas’

(Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – Um grupo com 22 alunos e um professor dos cursos de Engenharia e Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) visitou na segunda-feira (22) a fábrica da Yamaha Motor da Amazônia, localizada no Distrito Industrial I, zona Sul de Manaus.

A ação foi organizada no âmbito do programa “Zona Franca de Portas Abertas”, que é coordenado pela Suframa, e atendeu a uma solicitação da própria UEA.

Inicialmente, os estudantes assistiram a uma apresentação institucional em que foi ressaltada a história da Yamaha até a sua implantação no Brasil a partir da década de 1970 (em Manaus, a implantação ocorreu em 1985). A planta no Polo Industrial de Manaus (PIM) conta com 125 mil metros quadrados de área construída e mais de quatro mil colaboradores. A produção inclui motocicletas de 125 cilindradas a 900 cilindradas, bem como a fabricação de motores de popa.

Após a apresentação institucional, os alunos tiveram oportunidade de visitar linhas de produção e conhecer todo o processo de fabricação de motocicletas, incluindo etapas de fundição, usinagem, solda, pintura, montagem, inspeção final e linha de embalagem. Também puderam verificar algumas oportunidades de atuação no mercado de trabalho relacionadas ao subsetor de Duas Rodas no Polo Industrial de Manaus.

O professor da UEA responsável pela visita, Juliano Milton Krueger, destacou a importância desse tipo de atividade para o alinhamento entre a teoria e a prática no âmbito da universidade e ressaltou a relevância das empresas do PIM para o desenvolvimento local.

Já a estudante de Ciências Contábeis da UEA, Adriene Corrêa, afirmou que a oportunidade de conhecer a Yamaha proporcionou uma experiência singular para o aprendizado acadêmico. “Toda a equipe da Yamaha nos recebeu de braços abertos. Durante esse mergulho nos bastidores da produção de motocicletas, não apenas adquirimos conhecimento técnico, mas também fomos inspirados a transformar ideias em oportunidades”, afirmou Adriene.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *