Search
Close this search box.

EUA autorizam Ucrânia a utilizar armas de longo alcance na Rússia

Foto: Reprodução

Ucrânia – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou a Ucrânia a usar armas americanas de longo alcance no território da Rússia, país contra quem os ucranianos travam uma guerra iniciada em 2014 e intensificada em 2022. A autorização de Biden foi confirmada por duas autoridades americanas ligadas à decisão.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reagiu à notícia neste domingo (17), via aplicativo Telegram.

“Ataques não são feitos com palavras. Essas coisas não se anunciam. Os mísseis falarão por si mesmos”, afirmou, em vídeo.

Estima-se que os mísseis podem atingir uma distância de 320 km, raio suficiente para alcançar partes do sul do território russo, na fronteira com a Ucrânia.

A decisão foi tomada no momento em que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou quase 50 mil soldados para Kursk, no sul da Rússia, onde a Ucrânia lançou uma contra-ofensiva em meados deste ano.

Por enquanto, a Ucrânia deve concentrar o uso dos mísseis de longo alcance em Kursk, segundo uma autoridade americana.

A incursão ucraniana na região está estagnada há três meses.

A Rússia estaria tentando afastar a Ucrânia do território, que poderia servir como uma moeda de troca para os ucranianos em quaisquer negociações de paz no futuro.

A ideia com a liberação para o uso dos mísseis, de acordo com esta autoridade dos Estados Unidos, é fazer com que a Ucrânia consiga manter controle sobre Kursk pelo maior tempo possível.

Fonte: CNN

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *