Manaus (AM) — A Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM) realiza, neste domingo (30/3), o 11º Exame de Residência Jurídica do órgão. As provas serão na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com abertura dos portões às 7h15, fechamento às 8h e início do exame às 8h30. A unidade fica na avenida Carvalho Leal, número 1777, esquina com Codajás, bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus.
Com 865 inscritos, este é o segundo maior exame de residência já realizado pela PGE-AM, sob a coordenação da Escola Superior de Advocacia Pública (Esap) da PGE-AM. A lista completa, disponibilizada no site da PGE-AM (www.pge.am.gov.br), informa em qual sala do prédio cada candidato realizará a prova.
Além de observar os horários, os inscritos devem ficar atentos aos itens proibidos durante a realização das provas, conforme previsto no edital, que também pode ser acessado no site oficial da Procuradoria.
Não são permitidos aparelhos eletrônicos como calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, celulares, tablets, gravadores, pendrives, mp3 players, notebooks, máquinas fotográficas ou qualquer outro receptor/transmissor de dados e mensagens.
Também estão vetados relógios de qualquer espécie, óculos escuros, protetor auricular, chapéu, boné, gorro, lápis, lapiseira, grafite, marca-texto, borracha ou corretivo. Os candidatos devem utilizar apenas caneta azul ou preta.
É proibido, ainda, qualquer recipiente ou embalagem como garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas etc.), que não seja fabricado com material transparente.
O detalhamento completo dos itens não permitidos deve ser consultado pelos candidatos, no edital do certame.
Realização da prova
A prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 100 pontos, e será composta por 50 questões com valor de dois pontos cada. A prova discursiva será composta por cinco questões, cada uma valendo 10 pontos, totalizando 50 pontos.
Serão aprovados apenas os candidatos que obtiverem a nota final igual ou superior a 90 pontos. O edital completo está disponível no site da PGE.
Inicialmente, serão oferecidas 30 vagas, sendo seis destinadas a Pessoas com Deficiência (PcDs). Os demais aprovados formarão cadastro reserva, observada a ordem de classificação.
Duração e carga horária
O programa tem duração mínima de dois anos, prorrogável por mais 12 meses, quando indicado pelo procurador-orientador. Os alunos-residentes recebem bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 2.500,00. A carga horária referente às atividades deve ser cumprida em períodos de 4h30 diárias, de segunda a sexta-feira, em um dos turnos de expediente, matutino ou vespertino, na PGE-AM.
O título de bacharel em Direito é obrigatório para ingressar no programa.