Nova Jersey (EUA) – Um helicóptero que transportava uma família durante um passeio turístico sobre a costa de Manhattan caiu em Nova Jersey nesta quinta-feira (10), deixando seis mortos. Espectadores assistiram ao helicóptero despencar e cair de cabeça no rio, enquanto destroços flutuantes caíam na água.
As vítimas incluíam Agustín Escobar, executivo da Siemens, e sua família, de acordo com uma autoridade policial. A família estava visitando a Espanha, disse o prefeito de Nova York, Eric Adams, durante uma coletiva de imprensa na quinta-feira.
Embora não se saiba muito sobre o motivo da queda do helicóptero, sua descida impressionante chocou testemunhas enquanto os socorristas faziam o possível para resgatar as vítimas.
Várias ligações para o serviço de emergência relataram a queda de um helicóptero no Rio Hudson, perto da costa de Nova Jersey, no Parque Pier A, em Hoboken, disse a comissária do Departamento de Polícia de Nova York, Jessica Tisch.
Quando os socorristas chegaram, a polícia retirou quatro pessoas da água e o Corpo de Bombeiros de Nova York (FDNY) resgatou duas, disse ela.
Quatro vítimas foram declaradas mortas no local e outras duas pessoas foram levadas a hospitais locais, disse Tisch. Duas crianças foram levadas ao Centro Médico de Jersey City antes de serem declaradas mortas, disse o prefeito de Jersey City, Steven Fulop, no X.


“Nossos corações estão com a família daqueles que estavam a bordo”Eric Adams, prefeito de Nova York
O presidente Donald Trump também enviou suas condolências por meio de uma publicação no Truth Social, dizendo “Deus abençoe as famílias e amigos das vítimas” e que o Secretário de Transportes, Sean Duffy, estava investigando o incidente.
O helicóptero, operado pela empresa de turismo New York Helicopter Charter, está atualmente submerso no rio.
“A única coisa que posso dizer é que estamos devastados”, disse Michael Roth, CEO da New York Helicopter Charter Inc.
“Sou pai, avô e minha esposa não para de chorar desde esta tarde”, acrescentou. Questionado sobre a manutenção do helicóptero, Roth respondeu: “É o meu diretor de manutenção que cuida disso”.
O diretor de manutenção da empresa não quis comentar. Os registros de manutenção não são públicos e o NTSB limita o que as empresas podem dizer publicamente durante uma investigação.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, chamou o incidente de “uma tragédia inimaginável” em uma publicação no X.
“Compartilho a dor dos entes queridos das vítimas neste momento de partir o coração”, disse ele.
Fonte: CNN