Manaus (AM) — Nesta quarta-feira (25/09), ocorreu o primeiro dia de capacitações na 46ª Feira de Exposições Agropecuárias (Expoagro), que foi marcado por debates acerca da estiagem que afeta o Amazonas. Nesse contexto, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) participou da mesa redonda “O papel do Sistema Sepror em resposta à estiagem”, na qual abordou a oferta de assistência técnica aos agricultores familiares afetados pelo fenômeno climático.
O gerente de Produção Vegetal (GPV) do Idam, Luiz Herval, destacou que a programação foi muito bem planejada, com palestrantes que enriqueceram o workshop, realizado durante todo o dia, com informações diversificadas e importantes sobre o enfrentamento à estiagem promovido por técnicos, especialistas e produtores rurais do estado.
“Há um empenho conjunto para atender e amenizar os efeitos da seca, com toda nossa equipe do Idam repassando informações sobre os manejos adequados para mitigar esse longo período de estiagem por meio das nossas Unidades Locais (Unlocs) em todo estado e, com a união de todo Sistema Sepror, em nome do Governo do Estado”, destacou o gerente.
No relato de experiência sobre o enfrentamento à estiagem de 2023, o diretor-presidente da Associação Comunitária Agrícola de São Francisco do Caramuri (ACASFC) evidenciou que as emissões de Cartão do Produtor Primário (CPP), do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e as atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) ofertadas pelo Idam foram fundamentais para amenizar os prejuízos dos trabalhadores.
“São meios que possibilitaram galgarmos caminhos para termos uma infraestrutura que amenizem os impactos da estiagem. Porém, o desafio é muito grande e, hoje, precisamos muito da assistência técnica ofertada a nós pelo Idam, pois o agricultor não estava preparado para uma estiagem tão severa”, relatou.
Segundo dia
Na quinta-feira (26/09), as capacitações continuarão com a estiagem como principal tema a ser abordado pelos palestrantes. As palestras terão início às 9h, no auditório do Parque de Exposições Multiuso Eurípedes Ferreira Lins, localizado no KM 2 da BR-174, com acesso gratuito ao público.
O engenheiro de pesca do Idam, Flávio Rubens, vai abordar a “Introdução à pesca esportiva”, às 9h; o zootecnista João Marcos Miranda, às 10h, realiza a palestra “Manejo produtivo e inteligente na avicultura durante a estiagem”; e, às 11h, a zootecnista Maria Oliveira vai palestrar sobre as “Estratégias nutricionais para bovinos na estiagem”.