Nhamundá (AM) – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou, nesta sexta-feira (26/05), da abertura da 4ª Exposição Agropecuária de Nhamundá (Expoanh) (distante 383 quilômetros de Manaus).
O evento, acontece até domingo (28/05), e recebeu repasse de recursos de 300 mil, através de um Convênio, realizado entre a Sepror e a Prefeita de Nhamundá, Marina Pandolfo.
A Feira é uma forma de promover as atividades agropecuárias e econômicas com a comercialização de animais, máquinas, equipamentoo, veículos e serviços em um espaço aberto ao público.
De acordo com o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, as feiras agropecuárias são importantes, pois movimentam a economia dos municípios.
“Nós estamos aqui apoiando a 4ª Feira de Nhamundá, movimentando a economia do estado, e essa é uma determinação do nosso governador Wilson Lima. Só hoje, no primeiro dia, cerca de R$ 1 milhão em crédito rural foi concedido para os pequenos produtores pecuaristas aqui do município”, destacou Petrucio.
A prefeita de Nhamundá, Marina Pandolfo, vê na a Feira uma forma de divulgar o município, atrair visitantes e investidores que contribuem com a melhoria da qualidade de vida dos moradores do município.
“A cada ano que passa a Exposição toma proporções maiores, e isso é muito importante, porque gera renda no nosso município. A expectativa é que mais de R$ 5 milhões circulem pelo município em 3 dias, contribuindo para o comércio e setor primário local”, disse Marina.
Expectativas da Feira
Serão beneficiados 45 agricultores familiares de 3 Associações, 16 restaurantes comercializando comidas e bebidas, 12 estandes de máquinas, acessórios e equipamentos, e com expectativa de receber um público de 50 mil pessoas nos três dias de evento.
Entregas
Durante o evento também foram distribuídos 20 kits de citros e 30 kits de banana para 50 agricultores familiares do município, parceria entre Sepror, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e Prefeitura de Nhamundá. E a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) entregou o documento de permissão para realização da Exposição, respeitando todas as normas de sanidade animal.