Manaus (AM) – A Faculdade Martha Falcão Wyden realiza, desde segunda-feira (18) até esta terça-feira (19), a IV Jornada Extensionista, que ocorre das 8h30 às 11h30 e das 18h30 às 21h30, na quadra poliesportiva da instituição. O evento, idealizado e promovido anualmente pela Coordenação de Pesquisa, Extensão e Internacionalização (CPEI), tem como tema central: “Integração da Extensão ao Ensino e à Pesquisa.
A Jornada é aberta a alunos e profissionais de todas as áreas do conhecimento, além de permitir a participação do público externo. As inscrições são gratuitas e garantem certificação de 40 horas complementares. Interessados podem se inscrever pelo link:(https://forms.office.com/r/h34L6ewyCV).
O objetivo do evento é criar um espaço para a apresentação, discussão e reflexão de projetos extensionistas entre a comunidade científica e a sociedade em geral. Durante o evento, os participantes poderão conferir projetos apresentados em formato de banner, desenvolvidos tanto por alunos da instituição quanto pela comunidade externa.
Premiações e parcerias
Os melhores trabalhos serão premiados com troféus para o primeiro, segundo e terceiro lugar em diferentes áreas de conhecimento. Destaques incluem projetos das áreas de saúde, engenharias, tecnologia da informação e ciências humanas e sociais.
Entre os projetos premiados está o da aluna de Design Edla Varela, que desenvolveu um jogo educativo na língua indígena Nheengatu, voltado à alfabetização de crianças, e o GÛASEM, que promove a preservação da cultura de povos originários.
*Essas atividades promovem o engajamento com as demandas sociais, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem e fomentando a responsabilidade cultural e social dos futuros profissionais”, ressalta a docente Daiana Evelyn do Nascimento Melo, orientadora dos trabalhos vencedores, sobre a importância desses projetos.
Além das apresentações, o evento conta com a participação da Wizard, que realizará sorteios de brindes e vouchers de desconto em cursos de idiomas, proporcionando um atrativo a mais para os presentes.
A extensão como elo entre ensino e prática
De acordo com Lucyane Mendes Silva, docente dos cursos de Saúde e Coordenadora de Pesquisa, Extensão e Internacionalização da FMF Wyden, a tríade ensino, pesquisa e extensão é um modelo que visa a integração de diferentes aspectos da vida acadêmica, tornando o conhecimento mais dinâmico e aplicável.
“A extensão, portanto, não é uma atividade isolada, mas uma complementação natural dos processos de ensino e pesquisa. Ela oferece aos alunos a chance de participar ativamente da criação e disseminação do conhecimento, aproximando-os das mais variadas realidades sociais e científicas”, pontuou.
A IV Jornada Extensionista reforça o compromisso da Faculdade Martha Falcão Wyden com a formação de profissionais conscientes e preparados para atuar em prol das demandas sociais e científicas do país.