Manaus (AM) – A Faculdade Martha Falcão Wyden (FMF Wyden) realizará, de 8 a 10 de outubro de 2024, a II Mostra Científica e Tecnológica, uma iniciativa que busca criar um espaço para a apresentação, discussão e reflexão sobre pesquisas científicas e tecnológicas, envolvendo tanto a comunidade acadêmica quanto o público em geral.
A mostra acontecerá nas salas de aula, no auditório e no hall da FMF Wyden, com horários programados das 09h às 12h, das 14h às 16h e das 18h às 21h. O público-alvo inclui alunos e professores, mas a participação é aberta ao público externo, que terá a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre diversos temas. Os universitários que participarem receberão uma certificação gratuita de 30 horas complementares.
A programação contará com palestras, oficinas, workshops e apresentações de projetos científicos em formato de banner. Os melhores trabalhos serão premiados em três categorias: primeiro, segundo e terceiro lugares, de acordo com as diferentes áreas de conhecimento.
Além do aprendizado adquirido, os participantes poderão concorrer a sorteios de brindes e ganhar vouchers de desconto em cursos de idiomas oferecidos pela Wizard, empresa parceira do evento.
A mostra é promovida anualmente pela Coordenação de Pesquisa, Extensão e Internacionalização (CPEI) da FMF Wyden.
Lucyane Mendes Silva, docente dos cursos da área da Saúde e coordenadora de Pesquisa, Extensão e Internacionalização da FMF Wyden, destaca a importância da iniciativa: “Este evento de C&T é uma fonte essencial na busca por novos conhecimentos, tendo como um de seus pilares a participação da comunidade acadêmica, seja ela de áreas específicas ou não, tornando-se uma oportunidade para atualização e troca de experiências”, frisa.
Na edição anterior, realizada em novembro do ano passado, os projetos premiados em primeiro, segundo e terceiro lugares destacaram-se nas áreas de saúde, engenharias, tecnologia da informação e ciências humanas e sociais.
Um dos projetos premiados foi “A saúde mental e o aleitamento materno: uma abordagem dinâmica para a comunidade”, realizado pelas alunas do curso de Enfermagem Kaila Karine de Oliveira, Karina Andressa Almeida e Maria Gabriela Barbosa.
Para Kellen Carneiro Cruz, docente dos cursos da área da Saúde e coordenadora da Pós-Graduação da FMF Wyden, levar a discussão sobre saúde mental durante o período de aleitamento materno para o evento foi de extrema importância.
“É de grande relevância abordar a saúde mental no período de aleitamento materno. A saúde mental da mãe é fundamental para o aleitamento, pois ela precisa estar emocionalmente estável para acolher e transmitir afeto ao bebê. A amamentação também pode trazer benefícios para a saúde mental da mãe, como: reduzir o tempo de resposta ao estresse, proteger contra a depressão pós-parto, regular os padrões de sono e favorecer o vínculo emocional com o bebê. Com isso, podemos contribuir cada vez mais na educação em saúde dos profissionais que atuam diretamente na atenção primária, ajudando na redução da depressão pós-parto”, pontuou.
Outro projeto premiado foi “Parasitologia Além dos Muros”, coordenado pelas professoras Lucyane Mendes Silva e Cíntia Nicácio Portela. Este projeto visa levar educação em saúde sobre doenças parasitárias de forma lúdica a comunidades ribeirinhas, indígenas e escolas públicas e privadas, utilizando peças de teatro, quizzes e jogos didáticos.
O público externo envolvido nesse projeto somou 250 pessoas, enquanto o público interno contou com 50 participantes.
Para participar do evento, clique no link de inscrição: https://forms.office.com/r/6uPvyt6qQL