Manaus(AM) – A Yamaha Motor da Amazônia anunciou que vai antecipar as férias coletivas para 2,5 mil funcionários da empresa instalada no Polo Industrial de Manaus (PIM). Entre os motivos alegados estão a dificuldade na chegada de insumos e o escoamento dos produtos.
Vale lembrar que o Amazonas enfrenta uma estiagem severa, com 59 municípios em situação de emergência e quatro atingindo a maior seca da história, que são Manaus, Manacapuru, Itacoatiara e Parintins.
Em nota, a Yamanha ainda informa que a medida se faz necessária para a adequação da produção . Na última quarta-feira, a Samsung Eletrônica também informou que vai dar férias coletivas para 1,5 mil colaboradores, também por causa da escassez de matéria-prima antes do previsto.
Mas de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal), esse numero deve aumentar porque pelo menos 30 empresas já decidiram antecipar as férias como forma de minimizar os impactos da estiagem. com isso, de 10 a 15 mil trabalhadores devem ser afetados com essa medida.