Manaus (AM) — O não pagamento de pensão alimentícia resultou na prisão de dois pais. de 33 e 38 anos, na capital amazonense, nesta sexta-feira (5/7). As prisões ocorreram durante a Operação Família Protegida, deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio dos 10º e 17º Distritos Integrados de Polícia (DIPs).
Conforme o delegado da ª Seccional Centro-Oeste, Henrique Brasil, os mandados de prisão foram expedidos nos dias 15 de agosto de 2022 e 19 de setembro de 2023, pelas 2ª e 6ª Varas da Família do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
“A operação teve como objetivo principal o cumprimento de mandados de prisão relacionados a crimes ocorridos no contexto doméstico e familiar”, ressaltou o delegado.
A primeira fase da operação ocorreu entre quarta-feira (3/7) e quinta-feira (4/7), que resultou no cumprimento de mandados de prisão de quatro pessoas por estupro de vulnerável e descumprimento de medida protetiva, sendo três por sentença condenatória e uma por prisão preventiva.
O delegado enfatizou que no contexto da operação é importante destacar a responsabilidade dos genitores em relação aos seus filhos, mesmo após o fim do relacionamento, mantendo o adimplemento das pensões alimentícias como forma de cuidado com a prole.
Ambos passarão por audiência de custódia e ficarão à disposição da Justiça.