Autazes (AM) – Conhecido nas redes socias por vídeos com o animal de estimação, a “Capivara Filó”, o fazendeiro do município de Autazes (a 112 quilômetros de Manaus), Agenor Tupinambá, 23, foi multado em mais de R$ 17 mil pelo Ibama por maus tratos aos animais. Além da multa, Agenor pode receber uma pena bem pior, o recolhimento do animal pelo órgão.
Nas redes sociais, o fazendeiro publicou que foi procurado por um agente do Ibama, na faculdade onde estuda, e notificado com a multa. “Hoje passei por uma situação que nunca imaginei que passaria. Minha cabeça girou, vomitei, minha garganta fechou… Fui procurado por uma gente do Ibama na minha faculdade. Fui notificado e multado por maus-tratos aos animais e várias outras coisas”, afirmou o fazendeiro.
Quem saiu em defesa do fazendeiro foi a deputada estadual Joana D’arc (UB). Em postagem no Instagram, a parlamentar afirmou que Agenor está sendo perseguido como se fosse um criminoso. Ainda segundo a deputada, o Ibama irá recolher a “Capivara Filó” na fazenda de Agenor, no município de Autazes.
“Ele está sendo perseguido como se fosse um criminoso, sendo que todo mundo sabe que aqui no Amazonas os animais convivem com as pessoas, principalmente no interior. Não vou deixar isso acontecer, já estamos no caso e precisamos do apoio de todos vocês!!”.
A convivência diária de Agenor com a “Capivara Filó” era registrada e publicada pelo fazendeiro nas redes sociais. Os vídeos da dupla viralizaram, com matérias publicadas, inclusive, na CNN. Depois da notificação, Agenor apagou todas as fotos e vídeos da “Capivara Filó” do seu perfil no Instagram.