Manaus (AM) – Um deslizamento causado pelo fenômeno conhecido como “terras caídas” atingiu a orla de São Paulo de Olivença, no interior do Amazonas. O incidente afetou 30 casas e deixou nove famílias desabrigadas, na quinta-feira (26).
De acordo com a Defesa Civil, por volta das 3h da manhã, aproximadamente 170 metros da rua Dez de Novembro cederam. Esse tipo de deslizamento é recorrente na região Norte durante o período de seca, quando a erosão nas margens dos rios se intensifica.
A área já estava sob monitoramento das autoridades, que haviam emitido um alerta aos moradores na noite anterior, recomendando que deixassem suas casas. Graças a essa ação preventiva, foi possível evitar uma tragédia. Das 30 casas afetadas, 10 foram completamente destruídas e outras 20 sofreram danos estruturais significativos.
Atualmente, nove famílias encontram-se desabrigadas. Duas delas estão abrigadas com familiares, enquanto as outras sete foram cadastradas para receber o auxílio de aluguel social disponibilizado pela prefeitura. A Feira Municipal Orlando Martins também foi interditada, e 60 pescadores e agricultores que trabalhavam no local foram realocados para uma quadra esportiva.
Equipes da Amazonas Energia estão trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia elétrica, que foi interrompido com a queda da rede. Deslizamentos como esse vêm ocorrendo com frequência na cidade desde 2010, principalmente durante os períodos de seca do Rio Solimões.