Presidente Figueiredo (AM) – Começa nesta sexta-feira (29/7) a 32ª Festa do Cupuaçu e a XXVI Feira da Agroindústria, Negócios e Economia Criativa, que prometem atrair cerca de 200 mil visitantes à Presidente Figueiredo, a Terra das Cachoeiras, na região metropolitana de Manaus, capital do Amazonas. Os dois eventos seguem até domingo (28/7) e deverão injetar na economia do municipio mais de R$ 7,8 milhões.
Os dados constam do estudo de viabilidade elaborado pela prefeitura em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Amazonas (Sebrae-AM). A programação durante o dia, acontece no Parque Urubuí e, a noite, nas Praças da Vitória e da Cultura e nas quadras esportivas localizadas entre esses dois espaços públicos.
Durante os três dias de evento, a cidade estará em festa com uma programação recheada de atrações musicais, que incluem shows dos cantores nacionais Xande Avião, Joelma, Marília Tavares e Pablo, além de ícones da música regional, como Uendel Pinheiro, Guto Lima, Marcia Novo, as bandas Banda Oficial 80, Meu Xodó e representantes da classe artística local locais como Deborah do Arrocha e Afonsinho Linhares, entre outros.
Um dos momentos mais aguardados é a escolha da Rainha do Cupuaçu, concurso tradicional para escolha da mais bela figueiredense, que este ano traz várias novidades, começando pelo formato e a inclusão de novas categorias. Cada candidata representa um atrativo turístico do municipio e fantasias típicas unificam história, cultura e arte de Presidente Figueiredo.
Economia local em alta
Com a expectativa de um grande público, a rede hoteleira da cidade já comemora a lotação completa de hotéis, pousadas e imóveis do programa Minha Casa na Festa, que disponibiliza aproximadamente 20 casas, apartamentos e sítios para aluguel temporário. As áreas de camping também estão com 60% de ocupação confirmada.
Mais de 200 empreendedores estarão diretamente envolvidos no evento, oferecendo uma variedade de produtos e serviços, como alimentação, bebidas, artesanatos, entre outros. A Feira da Agroindústria, Negócios e Economia Criativa, contará com a presença de empresas de consórcio de equipamentos e máquinas agrícolas, agências de turismo, cooperativas de crédito, além de exposição e comercialização de produtos da agroindústria local, incluindo o polo moveleiro, selarias, cooperativas de piscicultores, frigoríficos, agricultura familiar, produtos orgânicos e artesanato.
Turismo e entretenimento
A previsão é de que a visitação aos atrativos turísticos de Presidente Figueiredo aumente em 50% durante os dias do evento. A cidade, famosa por suas cachoeiras e belezas naturais, receberá turistas, principalmente de Manaus e Boa Vista, que aproveitarão para explorar as paisagens locais.
A área de alimentação e bebidas será montada nas quadras esportivas no entorno da praça principal, garantindo uma experiência gastronômica variada, como um food trucks de cerveja artesanal. Um parque de diversões com brinquedos infláveis promete entreter as famílias e crianças, completando a estrutura de lazer.
Impacto no comércio local
A expectativa de aumento de vendas no comércio do entorno também é alta, beneficiando farmácias, lojas de vestuário e calçados, supermercados e estabelecimentos de souvenir. A Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), o Sebrae e a Cooperativa de Crédito Sicoob estarão presentes com linhas de financiamento e crédito rural, para incentivar o desenvolvimento econômico do municipio.
A 32ª Festa do Cupuaçu e a XXVI Feira da Agroindústria, Negócios e Economia Criativa não só celebram a cultura e a economia local, mas também impulsionam o turismo e o comércio de Presidente Figueiredo, reafirmando a cidade como um destino imperdível no calendário de eventos do Amazonas.
“Trabalhamos para que essa edição desses dois importantes eventos – Festa do Cupuaçu e da Feira da Agroindústria, Negócios e Economia criativa – seja de grande impacto na economia local e no fomento do turismo, que é a nossa principal matriz econômica. Houve toda uma preparação dos nossos empreendedores para que nossos visitantes sejam bem atendidos e tenham a disposição serviços e produtos de qualidade. Da bala de cupuaçu aos moveis artesanais, passando pelo banho de cachoeira e as visitas aos nossos parques naturais, tudo pensado para agradar e encartar os visitantes”, garante Elianda Miranda dos Santos, secretária municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio.