Parintins (AM) – Em um prazo de 24 horas, um novo sorteio deverá ser realizado para substituir os jurados Reginaldo Oliveira, Jeamerson dos Santos e Mirian ABS, conforme determinação da juíza titular da 1ª Vara de Parintins, Juliana Arrais Mousinho, nesta quarta-feira (28).
Os jurados foram suspensos pela magistrada devido ao vazamento ocorrido em 26 de junho, mesmo dia em que o Garantido entrou com a ação devido à proximidade dos jurados citados e o membro do Caprichoso, David Farias, que em 2015 foi jurado e teria favorecido o Boi Caprichoso ao avaliar com nota máxima um item que não teria se apresentado.
Na sentença, a magistrada alega que a substituição ocorre devido à violação do item 10.8 do Edital de Credenciamento de Candidatos à Jurados do Festival, já que os nomes dos jurados foram divulgados enquanto os mesmos ainda não se encontravam em Parintins.
A magistrada destacou, ainda, a necessidade de manter a seriedade, a isonomia e a credibilidade do processo de escolha dos jurados do Festival Folclórico de Parintins. “Desta forma, o resultado somente será divulgado quando os selecionados já estiverem no município de Parintins”.
Conforme explicou a magistrada na sentença, os nomes dos jurados apenas foram divulgados oficialmente na data de hoje, 28 de junho, mas o pedido do autor data de 26 de junho, já tendo conhecimento de que os três jurados impugnados constariam da lista a ser divulgada. Ainda, já havia, nas redes sociais, debates acerca de eventual suspeição de jurados, que não deveriam ainda ser conhecidos por qualquer pessoa além da Comissão. Conforme o próprio item 10.8 do edital supramencionado dispõe, o sigilo acerca dos nomes dos jurados selecionados se baseia na necessidade de manter a seriedade, isonomia e credibilidade do processo de escolha dos jurados do Festival Folclórico, que entendo agora maculada”.