Manaus (AM) – A Rede Globo vai transmitir o 57º Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas. O governador Wilson Lima anunciou a parceria nesta quinta-feira (2). A edição deste ano, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho, terá a tradicional competição entre os bois Garantido e Caprichoso na Ilha Tupinambarana.
Segundo o governador, a transmissão pela Globo é um marco importante para o estado e para a cidade de Parintins. “É um desafio transmitir um evento desse porte. A Globo é a segunda maior emissora do mundo e poderia estar cobrindo qualquer outro festival, mas escolheu Parintins. Isso destaca a importância da Amazônia”, disse Lima.
O festival folclórico, um evento consagrado no calendário cultural do Amazonas, ganhou maior visibilidade nacional com a participação da cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, no Big Brother Brasil 2024.
Os bois Garantido e Caprichoso se apresentam no Bumbódromo, uma espécie de arena, no último final de semana de junho, como de costume. As apresentações têm como trilha sonora as toadas – músicas que celebram a cultura e as lendas dos povos indígenas da região. As alegorias gigantescas são um espetáculo à parte, levando o público a uma viagem pelo folclore amazônico.
O contrato para a transmissão foi assinado na sede do Governo do Amazonas em Manaus, na tarde desta quinta (2). Estavam presentes os presidentes dos bumbás, Rossy Amoedo, do Caprichoso, e Fred Góes, do Garantido, bem como o CEO do Grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou Júnior.
“Este festival não seria possível sem o apoio do governador Wilson Lima. A Rede Amazônica está comprometida com a nossa região, e a transmissão do festival só vai reforçar a importância da Amazônia”, afirmou Daou Júnior.
Para esta edição, o Boi Caprichoso traz o tema “Cultura – O Triunfo do Povo”, enquanto o Boi Garantido apresenta “Segredos do Coração”. Os preparativos para o grande evento incluem ensaios nos finais de semana, tanto em Manaus quanto em Parintins, que servem de aquecimento para o grande espetáculo.
A transmissão será realizada em todas as plataformas da Rede Globo: TV, rádio e internet. Com isso, o Festival Folclórico de Parintins promete alcançar uma audiência ainda maior, destacando a riqueza da cultura amazônica para todo o país.