Manaus (AM) – Depois de 131 dias de descida e de estabilizar na última sexta-feira (27), o Rio Negro subiu 17 centímetros , nesse fim de semana , trazendo alivio e esperança aos moradores das comunidades atingidas pela seca no Amazonas.
Nesta segunda-feira (30), o Rio Negro chegou a 12,87 metros. As informações são do Porto de Manaus responsável pela medição. Vale reforçar que essa foi a pior seca registrada na capital amazonense em 121 anos. Antes, a maior vazante tinha sido em 2010, quanto chegou a 13,63 metros.
A subida nesses três dias foi de cinco centímetros de sexta para sábado , mais cinco de sábado para domingo e sete , de ontem para hoje, totalizando os 17 centímetros.
De acordo com a pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil, Jussara Cury, o que está ocorrendo é que Manaus recebe a contribuição de água das duas bacias, tanto do Negro quanto do Solimões, que nas últimas duas semanas apresentaram um processo de recuperação. E isso refletiu no comportamento do rio aqui na capital.
Todos os 62 municípios do Amazonas foram atingidos pela seca histórica, afetando mais de 600 mil pessoas.