Manaus (AM) — Os eventos religiosos do Círio de Nazaré e as festividades de Nossa Senhora Aparecida, que acontecerão no fim de semana, nos dias 12 e 13 de outubro, em Manaus, contarão com um esquema especial de monitoramento e controle de trânsito. Aproximadamente 110 agentes estarão dedicados a acompanhar as celebrações, com suporte nas procissões e presença itinerante ao longo dos percursos.
No sábado (12/12), às 16h, ocorre o Ciclo Procissão, com concentração na alameda do Samba. A saída está prevista para as 16h30, com destino à paróquia Nossa Senhora de Nazaré. O trajeto seguirá pela alameda do Samba, avenida Pedro Teixeira, avenida Djalma Batista, rua Jorge Veiga e avenida Mário Ypiranga Monteiro.
Ainda no sábado, às 18h, haverá a Santa Missa de Transladação, na paróquia Nossa Senhora de Nazaré, seguida, às 19h, da procissão de Transladação da Imagem. O cortejo parte da paróquia Nossa Senhora de Nazaré em direção à paróquia Nossa Senhora de Fátima, passando pela praça Nossa Senhora de Nazaré, avenida Mário Ypiranga Monteiro, rua Teresina, rua Maceió, rua Major Gabriel e avenida Tarumã.
No domingo (13/10), a partir das 7h, ocorre a procissão solene, com o retorno da imagem de Fátima para Nazaré. O percurso inclui as avenidas Tarumã, Duque de Caxias, viaduto Josué Cláudio de Souza, Umberto Calderaro, rua Natal e avenida Mário Ypiranga Monteiro. Às 9h, uma missa campal será realizada na praça Nossa Senhora de Nazaré, encerrando os festejos.
Paralelamente, no sábado (12/12), os festejos de Nossa Senhora Aparecida começam logo cedo, com a carreata às 5h30. O cortejo parte e retorna à paróquia Nossa Senhora Aparecida, passando pelas principais vias do centro de Manaus, incluindo as avenidas Alexandre Amorim, Luiz Antony, Sete de Setembro e Joaquim Nabuco.
Às 18h, ocorre a procissão de Nossa Senhora Aparecida, também com saída e chegada na igreja, culminando em uma missa campal em Coronel Salgado. O percurso da procissão abrange as ruas Alexandre Amorim, 10 de Julho, Ferreira Pena, Leonardo Malcher, Luiz Antony e Wilkens de Matos.
O monitoramento por parte dos agentes é essencial para garantir a segurança e a fluidez do trânsito nas vias afetadas pelas procissões e celebrações. O transporte coletivo não será alterado.