Manaus (AM) – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), tem realizado um intenso trabalho por meio da equipe de Fiscalização, com o objetivo de garantir a segurança nas vias e o cumprimento das normas de trânsito. De 1º de janeiro a 31 de outubro deste ano, mais de 36 mil veículos foram abordados durante as operações de trânsito.
Ao todo, foram cerca de 16.890 automóveis e mais de 19.880 motocicletas fiscalizados, sendo que, 7.600 veículos foram autuados e 2.200 removidos.
As principais infrações cometidas pelos condutores durante as operações de fiscalização foram: conduzir sem o equipamento obrigatório, transitar veículo com lotação que excede o permitido, avançar sinal vermelho, executar retorno por cima de canteiro, dirigir sem ter a habilitação, alcoolemia e recusa, dirigir na contramão e em local proibido, condutor e passageiro sem capacete, entre outras.
Segundo o diretor-presidente do Detran Amazonas, Wendell Waughan, o objetivo da fiscalização é preservar vidas e trazer segurança tanto para os motoristas quanto para os pedestres.
“Esse número expressivo demonstra comprometimento que o Detran Amazonas tem com a população do estado, seguindo a determinação do governador, Wilson Lima, sempre visando uma segurança maior para todos no trânsito”, declarou Waughan.
Operações
O Detran-AM também realiza operações como “Carga Pesada”, que consiste na fiscalização de veículos de grande porte; “Operação rolezinho”, com foco em inibir e coibir a prática de infrações previstas no art. 244 e 174 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB); “Operação descarga livre”, que visa inibir e cobrir a utilização de descargas livres. Vale destacar, também, as operações “Carnaval” e “Parintins 2024”.
O coordenador-geral da Fiscalização de Trânsito do Detran-AM, Arthur Cruz, reforça, ainda, que o órgão seguirá a fiscalização com afinco. “O Detran Amazonas irá continuar com as fiscalizações rotineiras que ocorrem todas as semanas, onde visamos sempre instruir os condutores a seguir as normas de trânsito”, finalizou Arthur Cruz.
A fiscalização do órgão conta com um setor de inteligência e mapeamento, que ajuda a desarticular os crimes de trânsito. O Detran-AM também recebe o apoio de órgãos da esfera da segurança, como da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Batalhão de Trânsito do Amazonas (BPTRAN-AM), Comando de Policiamento Diário (CPA), Companhia Interativa Comunitária (Cicom), Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) e Força Tática da PM-AM.