Manaus (AM) — Da última sexta-feira (5/7) até o último domingo (7/7), 14 condutores foram flagrados dirigindo sob a influência de álcool em zonas distintas da capital amazonense. Os ‘flagras’ foram registrados em fiscalizações realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), que também resultou em 268 autuações pelo descumprimento das leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
De acordo com o coordenador geral da Fiscalização do Detran-AM, Arthur Cruz, o objetivo da ação é coibir infrações de trânsito, mas também evitar acidentes. “Nosso papel não é impedir a população de se divertir, mas sim fazer valer as leis do código de trânsito, e preservar a vida tanto dos motoristas, quanto dos pedestres”, disse Arthur.
Sobre o número de condutores flagrados sob efeito de álcool, Arthur reforça a necessidade de cuidado. “Fica o alerta aos populares que ingerir álcool e dirigir é considerado infração gravíssima de trânsito, além de possivelmente causar um acidente”, reforça ele.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que for flagrado dirigindo um veículo sob a influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa comete infração gravíssima, com perda de e sete pontos na carteira e multa que pode chegar a R$ 2.934,70.