Manaus (AM) — A frota de ônibus de a capital amazonense foi reforçada com 23 novos ônibus, nesta quinta-feira (10/4). Os coletivos, que contam com ar-condicionado, foram entregues pelo prefeito David Almeida, durante a cerimônia realizada no Terminal de Integração 7 (T7), no bairro Tarumã, zona Oeste. Com isso, já são 62 novos veículos incorporados à frota somente neste ano, com a meta prevista de chegar a 120 ônibus novos até dezembro.
Os novos veículos atenderão, prioritariamente, o bairro Colônia Terra Nova, na zona Norte, por meio das linhas 355 e 458, com itinerários que passam por zonas estratégicas da cidade e polos geradores de emprego, educação e serviços.
“Estamos renovando a frota, garantindo conforto, segurança e dignidade para a população e também melhores condições de trabalho para os rodoviários. A meta é que, até dezembro, Manaus tenha 120 novos ônibus com ar-condicionado circulando”, afirmou o prefeito.
Dos 23 ônibus entregues, 21 são convencionais e dois fazem parte do programa “TransPorta”, serviço especializado em transportar gratuitamente pessoas com deficiência física severa, com deslocamento porta a porta e atendimento personalizado. Com esses dois veículos, o “TransPorta” chega a 26 ônibus adaptados com ar-condicionado, ampliando a cobertura e a qualidade do serviço.
Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), César Tadeu Teixeira, a renovação da frota é fruto do compromisso da prefeitura com a melhoria contínua do transporte coletivo. “Esse trabalho tem impacto direto na vida das pessoas”, destacou.
Desde o início da atual gestão, já são 450 novos ônibus entregues em Manaus. A renovação da frota fortalece o transporte coletivo como alternativa sustentável, reduzindo o impacto ambiental e melhorando a mobilidade urbana. A gestão David Almeida segue investindo em acessibilidade, inovação e respeito ao cidadão.