Vaticano (ITA) – A chaminé da Capela Sistina voltou a emitir fumaça preta nesta quinta-feira (8), sinalizando que os 133 cardeais reunidos em conclave ainda não chegaram a um consenso sobre o sucessor do Papa Francisco, falecido no último dia 21 de abril aos 88 anos. A fumaça foi recebida com aplausos e certa frustração por cerca de 15 mil fiéis que acompanhavam a cena na Praça de São Pedro, por volta do meio-dia (7h de Brasília).
Esse foi o segundo sinal de que nenhuma decisão foi tomada desde o início das votações, na quarta-feira. O conclave segue com duas votações programadas para esta tarde, somando quatro escrutínios desde o início do processo. As regras exigem maioria qualificada — 89 votos — para que um novo pontífice seja escolhido.
Entre os nomes mais citados pela imprensa italiana estão o cardeal italiano Pietro Parolin, ex-secretário de Estado do Vaticano, o filipino Pablo Virgilio David, que poderia se tornar o primeiro papa asiático, e os espanhóis Cristóbal López Romero e Ángel Fernández Artime.