Search
Close this search box.

Funcionários da Disney entram em greve e ‘ocupam castelo’ temático

Parque da Disney em Paris teve dia de paralisações. Funcionários em greve subiram ao castelo central e reivindicaram aumento de salário
Foto: Reprodução

Paris (FR) – Funcionários do parque da Disney em Paris, na França, entraram em greve e fizeram manifestações no local neste fim de semana. Os trabalhadores reivindicam reajuste de salários.

Em meio à manifestação no sábado (3/6), funcionários chegaram a subir ao castelo temático do parque, com imagens que geraram repercussão nas redes sociais

É a quarta vez em três semanas que funcionários do parque da Disney em Paris fizeram uma paralisação.

A principal reivindicação é por um aumento salarial de 200 euros, além de compensação em dobro pelo trabalho aos domingos. Os trabalhadores também pedem ajustes nos turnos e melhores condições de trabalho.

“Para nós é menos mágico. Há um problema de poder aquisitivo, condições de trabalho”, disse ao site francês RTL o sindicalista Fabien (sobrenome não informado), um dos representantes da central sindical CGT, que organiza parte dos atos.

Inflação em alta na França

A França vive momento de inflação em alta. As pressões inflacionárias foram intensificadas desde o início da guerra na Ucrânia, que fez disparar os preços de energia e outros insumos básicos.

A inflação francesa acumula alta de 5,1% nos últimos 12 meses até maio, segundo os últimos números oficias divulgados.

A inflação tem tido desaceleração após picos que superaram 8% no ano passado. Ainda assim, o índice segue muito alto para um país acostumado a inflação menor do que 2%.

Outros países europeus sofrem com condições semelhantes. Com a inflação maior do que a média habitual nos países, os trabalhadores demandam reajuste salarial que se equipare ao aumento no custo de vida.

No caso da Disneyland em Paris, após os protestos deste fim de semana, os funcionários confirmaram nova paralisação para terça-feira (6/6).

A greve ocorre em momento que marca os 30 anos do parque da Disney em Paris. Em suas redes sociais, a empresa tem afirmado a clientes que pode haver interrupção nos serviços e “bilhetes com data podem ser alterados ou reembolsados” diante das paralisações.

Fonte: Metrópoles

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *