Search
Close this search box.

Furacão Helene ganha e deve chegar à costa dos EUA na noite desta quinta-feira

Foto: Reprodução

Flórida (EUA) – O furacão Helene está se fortalecendo e agora tem ventos sustentados de 144 km/h, um forte furacão de categoria 1, de acordo com a atualização do início da manhã do Centro Nacional de Furacões. Helene está localizada a cerca de 350 milhas a sudoeste de Tampa, Flórida, movendo-se para norte-nordeste a 19 km/h.

Espera-se um fortalecimento contínuo e um aumento significativo na velocidade de avanço durante as próximas 24 horas e Helene atingirá a costa ao longo da Big Bend da Flórida no final desta noite ou na manhã de sexta-feira (27) como um grande furacão categoria 3 ou superior.

“O enfraquecimento é esperado após o desembarque, mas a velocidade de avanço rápido de Helene permitirá que ventos fortes e prejudiciais, especialmente em rajadas, penetrem bem no interior do sudeste dos Estados Unidos, inclusive sobre o terreno mais elevado do sul dos Apalaches”, disse o centro de furacões.

Prevê-se que Helene provavelmente traga tempestades catastróficas e mortais ao longo de partes da costa de Big Bend, na Flórida, onde as inundações podem atingir até 6 metros acima do nível do solo, e tempestades com risco de vida são possíveis ao longo do restante da costa oeste do Península da Flórida.

O NHC alerta que “inundações urbanas e repentinas catastróficas e com risco de vida, incluindo numerosos deslizamentos de terra significativos, são esperadas em partes do sul dos Apalaches até sexta-feira (27).

“É provável que ocorram flashes catastróficos locais e inundações urbanas no noroeste e norte da Flórida e no sudeste até sexta-feira”.

Companhias aéreas dos EUA emitiram mais de 800 cancelamentos de voos como resultado do furacão Helene. Normalmente, as companhias aéreas esperam que, ao cancelar voos antes da tempestade, não deixem os passageiros retidos nos aeroportos e possam recuperar os seus horários mais rapidamente.

A maior parte do impacto até agora está contida nos voos saindo de Tampa, Ft Myers, Tallahassee, Clearwater e Sarasota. Esses aeroportos viram a grande maioria dos seus voos cancelados.

Fonte: CNN

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *