Flórida (EUA) – Moradores de Orlando correm para os supermercados com a aproximação do Furacão Milton, que deve atingir a Flórida na quarta-feira (9) à noite. O Milton já é o furacão mais intenso registrado em todo o ano de 2024, com ventos que chegam a 289 km/h.
A reportagem também ouviu relatos de brasileiros que moram no local e que afirmaram terem recebido notificações das autoridades americanas para garantirem mantimentos, como água e comida enlatada, para os próximos três dias.
A expectativa das autoridades é de que haja interrupções no abastecimento de água e de energia elétrica em toda a região metropolitana de Orlando.
A maioria dos moradores do estado foi orientada a deixar a região para lugares em que o Furacão Milton não deve causar grandes impactos.
As autoridades estão tentando manter os postos de gasolina abastecidos, pois a alta demanda por combustível está complicando as saídas dos moradores.
Milton se tornou um dos furacões mais fortes de todos os tempos na bacia do Atlântico, quando seus ventos atingiram o pico de 289 km/h na segunda-feira (7).
Apenas cinco furacões no Atlântico foram mais fortes que Milton:
- Allen, 1980: 300 km/h
- Dorian, 2019: 297 km/h
- Wilma, 2005: 297 km/h
- Gilbert, 1988: 297 km/h
- Furacão do Dia do Trabalho, 1935: 297 km/h
A pressão de Milton também caiu para um nível quase recorde na noite de segunda-feira: 897 milibares. Os furacões são apenas sistemas de baixa pressão muito fortes; portanto, quanto menor a queda de pressão, geralmente mais forte o sistema fica. Apenas três furacões no Atlântico desde 1979 atingiram uma pressão mais baixa:
- Wilma, 2005: 883 milibares
- Gilbert, 1988: 888 milibares
- Rita, 2005: 895 milibares
No seu auge, Milton ultrapassou os tufões mais intensos do ano no Pacífico Ocidental para se tornar a tempestade mais forte do planeta este ano.
Mas o oeste do Oceano Pacífico ainda é o lar de algumas das tempestades mais fortes já registradas. É comum que, lá, os tufões sejam mais fortes do que o Furacão Milton.
Fonte: CNN