Gestão David Almeida supera desafios e vira referência em inovação e administração

“Capital da Amazônia” deixou no passado as imagens da pandemia da Covid-19 e entrou de cabeça na era da tecnologia e da inovação

Manaus (AM) – Quinta maior economia brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Manaus passou por uma verdadeira transformação na gestão do prefeito David Almeida. 

A “Capital da Amazônia” deixou no passado as imagens da pandemia da Covid-19 e entrou de cabeça na era da tecnologia e da inovação. Assim, com a gestão David Almeida, Manaus avançou e passou a ser referência nacional em diversos setores como saúde, educação e assistência social.

“Quando assumi a gestão municipal, logo de cara, tivemos que enfrentar a pandemia da Covid-19 e todas as sequelas que ela deixou na nossa rotina, além da grande cheia e das duas maiores estiagens da história. Tivemos ao lado os nossos servidores que, com muito empenho, foram fundamentais para que pudéssemos voltar ao ritmo e planejar o futuro”, afirmou Almeida, que além de superar os problemas, buscou modernizar a cidade com novos equipamentos. “Planejamos obras como os novos complexos viários e as reformas das escolas e UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que são vitais para o funcionamento dos serviços municipais. A partir disso, conseguimos avançar em todas as áreas e entregar serviços que viraram referência para todo o país”, complementou.

Saúde é referência nacional

Ao assumir a administração municipal, David Almeida enfrentou a segunda onda de casos da Covid-19. O caos, visto em 2020, virou exemplo do que não fazer. Assim, em menos de um ano, Manaus já recebia do Ministério da Saúde a maior nota, entre capitais, no ranking do Previne Brasil, que mede a qualidade da Atenção Básica de Saúde dos municípios.

No decorrer da gestão David Almeida, essa marca só avançou. Hoje, Manaus é, por sete quadrimestres seguidos, a melhor saúde básica entre as capitais do Brasil.

Para alcançar esse resultado, foi necessária uma série de investimentos coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). No total, foram inauguradas ou reformadas 97 UBSs, sendo sete de porte 4, com capacidade de realizar mais de 20 mil atendimentos, cada, por mês.

E mais: da crise da saúde básica na pandemia, quando se tinha apenas 42% de cobertura na cidade, a população já pode contar hoje com uma rede ampliada, com mais de 90% da cobertura em toda a capital. 

Os atendimentos às mulheres também foram ampliados, graças ao serviço ofertado pelas Unidades Móveis de Saúde da Mulher. Em 2021, Manaus contava apenas com um veículo. Hoje, são cinco espalhados por todas as zonas da cidade, inclusive a zona rural, que já realizaram mais de 205 mil atendimentos.

Avanços na educação

O prefeito David Almeida não mediu esforços para ampliar e melhorar a estrutura administrada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Além de investir em cursos de qualificação para os servidores, a gestão atual realizou a reforma ou construção de 361 unidades de ensino, sendo oito escolas construídas do zero, quatro creches novas e outras 20 reformadas.

A Educação Especial também recebeu um carinho extra nos últimos quatro anos. De 2020 para cá, houve um crescimento de 50% na quantidade de unidades de ensino, que contam com salas de recursos multifuncionais – são 203 escolas com 388 salas preparadas.

Outro avanço importante foi o lançamento do programa “Educa +Manaus”, criado para preparar os estudantes do 5° e 9° anos para as avaliações do Saeb, visando elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na rede de ensino de Manaus. O programa era composto por sequência didática, simulados, 6° tempo, formação integrada para professores e acompanhamento familiar.

Como consequência dos investimentos, em agosto deste ano o Ministério da Educação (MEC) indicou que Manaus avançou na qualidade de ensino nos anos iniciais (13º para 6º lugar em todo o país) e nos anos finais (13º para 5º lugar) do ensino fundamental em 2023, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Básico da Educação (Ideb).

Mobilidade urbana e segurança

Durante a gestão de David Almeida se iniciou o processo de renovação da frota do transporte público. Foram entregues 400 novos ônibus, todos com ar-condicionado, além da instalação de mais de cem semáforos inteligentes, para aumentar a velocidade média do trânsito.

Para reforçar a segurança dos usuários, a prefeitura realizou a instalação de câmeras de vigilância nos ônibus e nos terminais de integração. Além disso, os terminais de ônibus T-1 (Constantino Nery) e T-2 (Cachoeirinha) foram totalmente reformados.

Falando em segurança, foi criada a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), que passou a administrar a nova Guarda Municipal de Manaus. Valorizada após mais de 70 anos, a unidade receberá, no início de 2025, 230 novos agentes aprovados em concurso público, devidamente treinados e equipados com armamentos letais e não letais.

A previsão é que, até 2028, a Guarda Municipal conte com 1.500 agentes preparados e distribuídos pela capital, garantindo mais segurança à população.

Habitação e regularização fundiária

Outra inovação da gestão David Almeida foi a criação da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), que implementou o maior programa habitacional da história de Manaus, com meta de entregar 17 mil moradias construídas ou reformadas nos próximos anos.

Para alcançar esse objetivo foi criado o sistema Simhab, que hoje conta com mais de 110 mil pessoas inscritas para serem selecionadas pelos programas habitacionais do município. A Semhaf também possui o programa “Casa Manauara”, que já reformou mais de cem casas e tem a meta de alcançar 4 mil famílias com os serviços.

Outro programa lançado foi o “Manaus Minha Casa”, associado ao programa “Minha Casa, Minha Vida”, com a prefeitura investindo R$ 100 milhões na aquisição dos terrenos, onde serão construídas 4.736 moradias do programa, em parceria com o governo federal, sendo 3.680 pela faixa 1 do programa e mais 1.056 moradias pelo PAC Calamidades, para atender famílias vítimas de desastres naturais. No momento, estão em construção 960 unidades.

Já o programa “Manaus Minha Terra”, relacionado ao novo bairro planejado da capital, o “Dorothéa Braga”, no Lago Azul, vai conceder mais de 3,5 mil lotes para famílias realizarem as edificações de suas residências, seguindo uma planta pré-definida. Após a conclusão da moradia, a família se tornará proprietária do lote concedido. A edificação deve ser iniciada no prazo de seis meses.

Também existem avanços significativos na regularização fundiária, com a entrega de 5 mil registros de imóveis na capital, com meta de 15 mil registros entregues nos próximos meses.

Segurança alimentar

Levar dignidade para quem vive em situação de vulnerabilidade social. Este foi o objetivo da gestão David Almeida ao lançar o programa “Prato do Povo”. Em 2024, foram 11 unidades inauguradas, oferecendo mil refeições gratuitas cada, por dia. Outro aliado nessa missão, coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), são as Cozinhas Comunitárias. Ao todo, são seis espalhadas pela capital, que totalizam 1,2 mil refeições distribuídas por dia.

Assim, em 2024 a Prefeitura de Manaus distribuiu mais de 3 milhões de refeições para a população manauara e a previsão é que esses programas sejam ampliados no próximo ano.

Além desse suporte, a Semasc também realizou outro feito inédito na administração municipal. Por meio das reformas realizadas em 19 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), foi possível atualizar a fila do Cadastro Único, facilitando o acesso da população a benefícios do governo federal, como o Bolsa Família.

Compromisso para os próximos quatro anos

Reeleito com ampla aprovação popular, David Almeida assume o desafio de liderar Manaus nos próximos quatro anos com um planejamento estratégico focado em dar continuidade à transformação da qualidade de vida da população e à reestruturação do governo para o enfrentamento dos desafios advindos das mudanças climáticas.

“Celebramos não apenas uma conquista eleitoral, mas o compromisso de continuar trabalhando, para transformar a cidade num lugar melhor para se viver. Vamos investir ainda mais na infraestrutura da cidade, especialmente nas comunidades que há anos não recebiam asfalto e serviços de saneamento básico. Podem ter certeza: vou continuar defendendo a Zona Franca de Manaus e continuar lutando pelas famílias mais humildes”, afirmou David Almeida.

“Quanto ao enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas, vamos priorizar o Programa de Parcerias de Investimentos de Manaus (PPI/Manaus) e intensificar os projetos em plena evolução, tais como o “Trata Bem Manaus”, o Bondinho, no Centro, o “Anjos da Floresta” e o “Manaus Mais Verde”, que são exemplos de projetos que serão apresentados na COP-30”, destacou o prefeito.

A gestão ainda se prepara para implementar os projetos da Cidade dos Autistas e do 1º Hospital Municipal de Manaus, o “Hospital Dia”, este que recentemente teve o projeto apresentado pelo chefe do Executivo municipal.

O vice-prefeito eleito Renato Junior, destacou sua participação efetiva na gestão, com o intuito de contribuir para a construção de políticas públicas que beneficiem a população, especialmente em áreas prioritárias como infraestrutura, educação e saúde.

“Cultura, lazer, esporte e mobilidade urbana também são pautas cruciais e imprescindíveis para o avanço da nossa cidade. O cuidado que o prefeito David tem demonstrado nesse primeiro mandato certamente se estenderá nos próximos anos”, apontou Renato Junior.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *