Manaus (AM) — André Luiz Silva de Lima, 27, conhecido como ‘Gordinho’; Emanoel Santos Moraes, conhecido como ‘Pato’; e Franciomar Gomes de Souza Junior, conhecido como ‘Juninho’, ambos de 25 anos, foram presos por furto qualificado, em arrombamento de carros praticado com o uso de dispositivo ‘chapolin’, em Manaus. A prisão do trio foi efetuada na quinta-feira (27/3) pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
O caso foi apresentado nesta sexta-feira (28/3), durante coletiva de imprensa na Delegacia Geral (DG), localizada na avenida Pedro Teixeira, 180, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste. Na ocasião, o delegado Ivo Martins, explicou que a operação tinha como objetivo o cumprimento de mandados de prisão preventiva e busca e apreensão domiciliar, os quais foram cumpridos com êxito.
“No decorrer das investigações, foi constatado que o trio utilizava uma chave de fenda e, especificamente, furtavam veículos Toyota Hilux ou SW4, estacionados em centro de compras e estabelecimentos comerciais, utilizando um mecanismo em que inseriam o objeto no ferrolho da porta e conseguiam destravá-la. A peculiaridade é que eles só praticavam o crime em veículos Hilux fabricados até 2022, pois, segundo eles, nos modelos de 2023 em diante, o alarme disparava e impedia a subtração”, explicou Ivo Martins.
Ainda segundo o delegado, os autores causaram danos a várias vítimas, mas, durante a prisão de Juninho, foi possível recuperar alguns materiais furtados. Com isso, o trio, que era reincidente nesse tipo de crime, foi retirado de circulação. Além disso, foi constatado que eles já respondiam por crimes semelhantes, utilizando o mesmo modus operandi.
“Pedimos que, caso alguém tenha sido vítima de crime desse tipo, procure a sede do 19º DIP, localizada na avenida Coronel Teixeira, bairro Santo Agostinho, zona oeste, para verificar se algum dos bens apreendidos pertence à pessoa. As investigações continuam para apurar a participação de outros possíveis envolvidos”, concluiu o delegado.
André, Emanoel e Franciomar responderão por furto qualificado, praticado com o uso de dispositivo eletrônico ou informático. E estão à disposição da Justiça.