Brasília (DF) – O Amazonas está sendo castigado pelas queimadas. Só até essa quinta-feira (12), segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram 2.770 focos de calor; com os maiores registros nos municípios de Autazes e Careiro Castanho. Por isso, o Governo Federal, atendendo, ao pedido do governador Wilson Lima, anunciou, nesta sexta-feira(13), uma série de medidas para reforçar o combate aos incêndios florestais.
Entre as ações, destaque para o envio de 149 brigadistas, kits de equipamentos e duas aeronaves para atuar em duas frentes; uma no Sul do Amazonas e a outra na Região Metropolitana de Manaus.
Durante a coletiva dessa sexta-feira, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que os recursos enviados são a partir dos planos de ação apresentados pelos municípios.
“Nós já recebemos 23 planos emergenciais de trabalho e estamos na expectativa de receber, até o fim da próxima semana, 55 planos, para que possamos definir as ações e minimizar os impactos causados pelas queimadas em todo o estado”, completou Marina.
Devido a grande quantidade dos focos de incêndio no Amazonas, principalmente na Região Metropolitana de Manaus, a capital amazonense amanheceu coberta por fumaça mais uma vez. Além dos riscos à saúde, com o aumento das doenças respiratórias, tem os impactos negativos nas florestas e na fauna da região.