Gaza – Integrantes do Hamas afirmaram neste domingo (7) que aguardam a resposta de Israel sobre uma possível proposta de cessar-fogo. A declaração acontece após o grupo extremista ter aceitado uma parte do plano dos EUA que visa pôr fim à guerra de nove meses em Gaza.
“Deixamos nosso retorno com os mediadores e estamos aguardando para ouvir a resposta de Israel”, disse um dos dois responsáveis do Hamas à Reuters, pedindo para não ser identificado.
O plano de três fases foi apresentado no final de maio pelo presidente dos EUA, Joe Biden, e está sendo mediado pelo Catar e pelo Egito. O objetivo é acabar com a guerra e libertar cerca de 120 reféns israelenses detidos pelo Hamas.
Outra autoridade palestina, com conhecimento sobre as deliberações de cessar-fogo, disse que Israel estava em conversa com o Catar. “Eles discutiram a resposta do Hamas e prometeram dar-lhes o retorno em alguns dias”.
O diretor da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, William Burns, viajará ao Catar na próxima semana para tratar as negociações, disse uma fonte familiarizada com o assunto.
Até o momento, o governo de Israel não fez comentários sobre as deliberações.
Fonte: g1