Manaus (AM) – Devido a estiagem severa, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) irá utilizar helicópteros das Forças Armadas para transportar urnas eletrônicas às localidades mais remotas e isoladas do Estado.
Até o momento, 19 comunidades em diferentes municípios amazonenses foram classificadas como “impeditivas” pelo painel de controle da estiagem do TRE-AM, o que significa que o acesso terrestre e fluvial a essas áreas está comprometido.
As comunidades que enfrentam essa situação estão localizadas nos municípios de Coari, Iranduba, Itamarati, Pauini, Codajás e Fonte Boa.
De acordo com o chefe do setor de Tecnologia da Informação do TRE-AM, Leandro Filho, a
operação exigirá um esforço conjunto de diversas forças de segurança para assegurar a integridade e a segurança do processo eleitoral.
“O TSE faz um convênio para que as Forças Armadas ajudem no processo eleitoral. Aqui em Manaus, é o Exército e a Aeronáutica que fazem os voos, e também contamos com o apoio das outras forças de segurança, polícias Militar e Civil, que atuam para garantir a segurança da votação”, explicou Leandro Filho.