Manaus (AM) – Um homem identificado como Marcos André Pardo do Monte, de 38 anos, foi preso nesta segunda-feira (16) por abandonar um cachorro da raça Shar-pei no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. Segundo o suspeito, ele recebeu R$ 50 de uma mulher, tutora do animal, para realizar o descarte.
De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu no dia 16 de outubro deste ano e foi registrado por câmeras de segurança. Nas imagens, o cão, que estava em estado crítico de saúde, é deixado na rua. O animal apresentava desnutrição severa, anemia, doença do carrapato e uma miíase (infestação de larvas) no órgão genital.
Marcos confessou à polícia que trabalha com fretes e foi contratado pela tutora para se livrar do cachorro. Durante o depoimento, ele forneceu informações que levaram os policiais ao local onde recolheu o animal. A tutora foi localizada, confessou o crime e foi conduzida à Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema).
A delegada Juliana Viga, titular da Dema, explicou que o abandono foi um ato deliberado para causar a morte do cachorro. “O cão estava totalmente debilitado, magro, com anemia e miíase no órgão genital, descartado na rua para morrer. Com base nas investigações, conseguimos identificar o responsável pelo frete por meio da placa do carro e de um número de telefone, o que levou à prisão do homem”, detalhou.
A mulher, que admitiu ter ordenado o descarte do animal, será responsabilizada pelo crime de maus-tratos, enquanto Marcos também responderá pela participação no ato criminoso.