Manaus (AM) – Um homem identificado como André Elias Almeida Soares, de 39 anos, foi preso pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (9) em Manaus. A ação foi realizada pelo 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP) após a Justiça expedir mandado de prisão preventiva contra o acusado por crimes de intolerância religiosa e divulgação de materiais com ameaças.
Segundo as investigações, no dia anterior (7), o suspeito invadiu uma sinagoga no centro da capital amazonense em busca de um líder religioso. Ao não encontrar o que procurava, ele fixou nas paredes do templo diversas mensagens contendo símbolos associados a ideologias extremistas. O material apreendido incluía ainda links que direcionavam para conteúdos digitais ofensivos, com montagens envolvendo familiares de autoridades e vídeos contendo ameaças explícitas.
O juiz Alcides Carvalho Vieira Filho, do Plantão Criminal de Manaus, determinou a prisão preventiva após analisar as provas coletadas. Além dos crimes de intolerância religiosa, o acusado responde por divulgação de materiais sensíveis com finalidade de intimidação.
As autoridades seguem investigando possíveis vínculos do detido com organizações extremistas.
Veja vídeo: