Humaitá (AM) — Um homem, 46, que não teve o nome divulgado, foi preso em flagrante, em Humaitá, após provocar incêndio em uma área de mata do município, distante 590 quilômetros de Manaus. Ele foi preso na última quinta-feira (3/10) pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb).
A prisão foi registrada no escopo da operação Ibirá 2, realizada por policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental em conjunto com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). Durante ação na Vila Realidade, localizada no quilômetro 107 da BR-319, as equipes identificaram fumaça e, ao se aproximarem do local, flagraram o homem de cometendo o crime.
De forma imediata, as equipes policiais e do Ibama realizaram intervenção e evitaram que o fogo se propagasse. O suspeito foi preso e com ele apreendidos um martelo, um terçado e um isqueiro.
O suspeito foi encaminhado a Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Humaitá. De acordo com o delegado Torquato Mozer, o homem foi autuado em flagrante por provocar incêndio em mata ou floresta, conforme o Artigo 41, da Lei de Crimes Ambientais.
Outras prisões
Entre o dia 30 de abril até a última quinta-feira (3/10), 192 pessoas foram presas no Amazonas por suspeita de prática de crimes ambientais.
Entre os presos está um homem, de idade não divulgada, preso no último dia 23 de setembro. A prisão do suspeito foi realizada em flagrante por policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), após ser identificado como o responsável por provocar um incêndio de grandes proporções, em um residencial, localizado no conjunto Jardim Sakura 2, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.