Manaus (AM) — Yago Carvalho Oliveira, 30, foi preso, na segunda-feira (28/4), por extorsão mediante sequestro contra uma mulher de 44 anos. O crime aconteceu no dia 12 de fevereiro deste ano, na saída do estacionamento de um centro comercial localizado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus. A prisão foi efetuada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 16º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Segundo a delegada Grace Jardim, as investigações tiveram início logo após a vítima registrar Boletim de Ocorrência (BO), informando que passou aproximadamente uma hora sendo ameaçada enquanto dirigia pela cidade com o autor. A partir do relato, foi solicitada à Justiça a prisão preventiva de Yago, a qual foi concedida. A equipe policial então deu continuidade às diligências para localizá-lo.
“Com o avançar das investigações, foi possível notar nas imagens do circuito de segurança do estacionamento, que mostram o momento em que a vítima foi surpreendida ainda dentro do veículo e coagida a dirigir com o criminoso no banco do carona. Em outras imagens foi possível identificar que Yago já a observava previamente, o que confirma a premeditação do crime. Ao longo do percurso, ele a obrigou a fazer uma transferência bancária via Pix no valor de R$ 20 mil”, detalhou a delegada.
Ainda de acordo com Grace Jardim, Yago tentou obrigar a vítima a fazer outra transferência, no valor de R$ 10 mil, mas a operação foi bloqueada pela instituição bancária, possivelmente por conta do valor elevado. Após isso, ele mandou que a vítima parasse o veículo, afirmando que desceria ali.
“As investigações revelaram que a rua onde ele pediu para descer ficava a apenas duas quadras da residência dele. Além disso, constatamos que Yago já tinha antecedentes criminais e havia sido preso em flagrante pela Polícia Federal (PF), em 2024, por tráfico interestadual de drogas. Como as imagens confirmaram que ele monitorou os passos da vítima, seguimos investigando para apurar se há outros envolvidos no crime”, informou a delegada.
Grace Jardim finalizou dizendo que, na data de ontem, após receber informações sobre o paradeiro do suspeito, a equipe policial foi até o local, no bairro São Raimundo, zona oeste da capital, e conseguiu cumprir a ordem judicial com êxito.
Yago Carvalho Oliveira responderá pelo crime de extorsão mediante sequestro. Ele será apresentado em audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.