Manaus (AM) — Foi cumprido, na terça-feira (22/4), um mandado de prisão em nome de Jefferson Marinho dos Santos, 30, por tentativa de feminicídio contra a ex-companheira dele, de 23 anos, a quem foiram desferidos golpes de faca. Ele foi preso pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) Norte/Leste, em ação conjunta com a Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
O crime aconteceu em 2023, quando, motivado por ciúmes, o autor desferiu três facadas na vítima, sendo uma delas no pescoço. A prisão dele foi efetuada, na rua Guararema, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.
A delegada Roberta Merly, informou que a equipe da DECCM Norte/Leste tomou conhecimento do ocorrido por meio da própria vítima, que compareceu à delegacia para formalizar uma denúncia contra seu companheiro na época dos fatos. A vítima foi submetida a exame de corpo de delito, foi ouvida, assim como as testemunhas, e todos os procedimentos legais foram devidamente realizados.
“Diante da gravidade da situação e do risco que ela estava correndo, foi solicitado à Justiça a prisão dele, a qual foi prontamente concedida. A vítima convivia com Jefferson há cerca de um mês e, motivado por ciúmes, ele desferiu três facadas nela após ela receber uma ligação. Ela ficou internada por aproximadamente duas semanas, passou por cirurgia e quase foi a óbito”, detalhou Merly.
Ainda segundo a delegada, o autor passou a ser considerado foragido da Justiça. Além disso, foi constatado que ele já possuía antecedentes criminais, incluindo atos infracionais cometidos na adolescência e, como adulto, uma tentativa de homicídio. Inicialmente, não foi possível localizá-lo, pois ele fugiu após o crime. Contudo, o mandado expedido contra ele permaneceu em vigor, e a investigação continuou com o objetivo de localizá-lo e prendê-lo.
A captura
O capitão João Dias, da Rocam, afirmou que a captura de Jefferson foi bem-sucedida graças à integração entre os órgãos de segurança. As informações foram repassadas à equipe da Rocam, que rapidamente se deslocou até o local, conseguindo localizar e capturar o foragido da Justiça na residência dele. Sem oferecer resistência, ele foi preso e conduzido à delegacia.
“Na ocasião, ele estava sozinho em casa e não reagiu de nenhuma forma. Estava ciente do que havia feito e, por isso, colaborou com os agentes. Agora, esse indivíduo foi retirado de circulação e responderá perante a Justiça pelos seus atos.”, informou o capitão.
Jefferson Marinho dos Santos responderá por tentativa de feminicídio. Ele passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.