Itamarati (AM) — Foi preso em Itamarati, distante 985 quilômetros de Manaus, um homem, 39, pelos crimes de tentativa de feminicídio, sequestro, cárcere privado e ameaça contra a própria companheira, de 26 anos. Ele foi preso na terça-feira (22/4) Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 68ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), na comunidade de Constância, zona rural do município.
De acordo com o delegado Micael Souza, da 68ª DIP, a equipe policial foi acionada após a irmã da vítima comparecer à delegacia e relatar o ocorrido. Segundo ela, o crime aconteceu durante a noite, após uma discussão entre o casal. Diante da denúncia, as diligências foram iniciadas imediatamente.
“Após o desentendimento, a vítima decidiu dormir em outro cômodo da residência. Mais tarde, o companheiro reagiu com extrema violência. Ele puxou seus cabelos com força, causando escoriações no rosto, empurrou-a ao chão e chegou a apontar uma faca para seu rosto, com a intenção de feri-la, mas recuou em seguida”, detalhou o delegado.
Ainda conforme Souzal, a situação se agravou quando o agressor enforcou a vítima, dificultando sua respiração, caracterizando tentativa de asfixia. A agressão só cessou após a intervenção de uma pessoa que estava no local, o que evitou consequências mais graves. Em seguida, a vítima conseguiu se refugiar em outro cômodo da casa. Quando a irmã dela tentou intervir, pedindo que o agressor parasse, ele passou a ameaçá-la, dizendo que faria o mesmo com ela, caso se envolvesse.
“No dia seguinte, a vítima manifestou o desejo de deixar a comunidade e ir para a casa de sua avó, mas, a princípio, o companheiro não permitiu. Posteriormente, ele consentiu, porém voltou atrás e tentou impedir sua saída. Ainda assim, a vítima conseguiu convencê-lo a acompanhá-la até a zona urbana da cidade”, explicou o delegado.
A prisão foi realizada durante o trajeto até a cidade, feito de canoa. As equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar, que já estavam em deslocamento para resgatar a vítima, conseguiram interceptá-los e interromper a situação de cárcere privado.
O homem foi autuado em flagrante pelos crimes de tentativa de feminicídio, sequestro, cárcere privado e ameaça. Ele passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.