Manaus (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), prendeu, na terça-feira (11/07), Tonyelson Souza da Silva, 30, apontado como autor de cerca de três abusos sexuais cometidos contra mulheres no Centro de Manaus. Ele também se aproveitava da fragilidade das vítimas para roubá-las.
De acordo com o delegado Marcelo Martins, titular da unidade policial, os crimes ocorreram em datas próximas, geralmente por volta das 19h, em horário de grande movimento naquela região da cidade.
“Ele ficava observando as mulheres que circulavam na localidade e, aquelas que não se atentavam ou demoravam para trancar as portas dos carros, ele as dominava com uma arma branca, conduzia o veículo para um local deserto e cometia os delitos”, disse.
Conforme o delegado, além de ameaçá-las com uma arma branca, o infrator também estrangulava as mulheres, fazendo com que elas desmaiassem no momento da ação criminosa.
“Este homem provocou mais de 10 desmaios em uma única vítima durante o crime. Outra mulher também contou que percebeu o estupro ainda em curso, quando voltou a consciência após receber um golpe “mata leão”. Já em outro caso, o indivíduo arrancou a orelha de uma vítima com uma mordida”, relatou.
Ainda segundo o titular, todas as três vítimas reconheceram Tonyelson como autor dos estupros, que também culminavam na subtração dos seus aparelhos celulares. Ele utilizava o eletrônico para gravar os estupros.
“Conseguimos tirar este criminoso de circulação, reafirmando, assim, o compromisso com a segurança pública do Estado. E pedimos, gentilmente, que as mulheres que estejam sozinhas em veículos, atentem para o travamento rápido das portas de seus carros”, orientou.
Prisão por estupros anteriores
De acordo com o delegado Marcelo Martins, a maioria das mulheres foram atacadas no Centro de Manaus, mas as duas primeiras vítimas foram registradas em Iranduba, há cerca de 10 anos.
Nos crimes anteriores o homem teria dopado, sequestrado e violentado duas adolescentes de 12 e 15 anos, em situações e locais diferentes.
“Ele tem duas passagens na cidade de Iranduba, ele estuprou duas adolescentes de 12 e 15 anos. E chamou a atenção que ele arrancou parte da orelha dessa vítima de 12 anos com uma mordida”, disse o Delegado.
A outra adolescente estuprada sofreu laceração no órgão genital e precisou passar por cirurgia. Na época, Tonyelson chegou a ser preso e cumpriu cerca de 10 anos de prisão, mas ao ser colocado no regime semiaberto, fugiu e desapareceu. Neste ano, Tonyelson voltou a atacar e em apenas um mês, ele estuprou três mulheres no Centro de Manaus.
Prisão e procedimentos
Tonyelson foi preso na rua Alexandre Amorim, bairro centro, zona sul. Ele responderá por estupro e roubo e ficará à disposição do Poder Judiciário.