Beruri (AM) – Como parte das ações de combate aos crimes ambientais no Amazonas , fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apreenderam 100 quelônios, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagassu Purus, Beruri, no interior do estado. Os animais capturados já foram devolvidos à natureza.
Essa apreensão faz parte da Operação Banzeiro. Como o valor da multa é de R$ 5 mil por quelônio ou ovo, o infrator foi multado em R$500 mil. Além disso, a lei de crimes ambientais prevê de 6 meses a um ano de detenção para quem comete esse ilícito.
De acordo com órgão, mesmo com todo esse monitoramento feito pelos comunitários, na RDS Piagassu Purus são retirados mais de mil quelônios por ano.
Vale reforçar que o ibama apoia, por meio do Programa de Quelônios da Amazônia (PQA), o manejo desses animais nessas comunidades como forma de proteção da espécie.
“Temos feito esforços para proteger os quelonios da Amazônia. Aquele que ousam cometer crimes ambientais, estão sujeitos às imposições da legislação”, afirmou o superintendente do Ibama, Joel Araújo.
A Operação Banzeiro continua até o término do período do defeso, no mês de março, época em que a pesca esportiva e comercial é proibida ou controlada.