Search
Close this search box.

Ibama apreende mais de 400 kg de pirarucu e um peixe-boi no Amazonas

(Foto: Divulgação/Ibama)

Manaus (AM) – Uma operação do Ibama resultou na apreensão de mais de 420 kg de pirarucu (Arapaima gigas) e de um peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis) abatido, nesta terça-feira (24), na orla do rio Tefé, em Tefé (a 523 km de Manaus). A ação foi desencadeada após denúncias e ocorreu tanto na feira municipal quanto no rio. Até o momento, as autuações somam R$ 12 mil.

Com a estiagem severa que atinge a região, a caça ilegal de peixes-bois e botos tem aumentado, já que o baixo nível das águas facilita a captura desses animais. Os caçadores utilizam redes de pesca, arpões, martelos e até armas de fogo. A carne dos animais abatidos é processada em locais sem autorização sanitária e vendida em feiras, incluindo a Feira Municipal de Tefé.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a operação teve como objetivo combater a caça e pesca ilegais. O peixe-boi-da-amazônia é uma espécie ameaçada de extinção, conforme listado no Apêndice I da Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora (CITES). Já o pirarucu só pode ser pescado em áreas de manejo autorizadas.

A operação contou com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Polícia Militar Ambiental do Amazonas. As ações de fiscalização continuam na região para reprimir crimes ambientais. Denúncias podem ser feitas anonimamente à Ouvidoria do Ibama pela Plataforma Fala.BR ou pelo telefone 0800 061 8080.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *