Iranduba (AM) – Durante a operação Lorem Ipsum de combate à falsificação de documentos em Iranduba (a 27 km de Manaus), um homem de 67 anos foi preso e indiciado por falsificação de documentos, estelionato e falsidade ideológica nesta sexta-feira (2). O idoso é suspeito de participar de um esquema criminoso de falsificação de documentos.
As investigações iniciaram após indícios de irregularidades em documentos apresentados pelo suspeito apontados pelo gestor do posto de identificação do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) de Iranduba.
O diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição Melo (IIACM), perito Mahatma Porto, informou que a ação partiu de uma denúncia e até de uma investigação de um esquema de diversas fraudes envolvendo documentos falsos em Iranduba.
“Com isso, surgiu essa operação que cumpriu um mandado de busca e apreensão. Uma pessoa foi detida e será indiciada por diversas irregularidades apontadas nas investigações”, relatou o diretor.
Durante a operação, inúmeros documentos, dentre eles de pessoas já falecidas, foram apreendidos.
A polícia informou que os suspeitos usavam informações das pessoas para confeccionar documentos falsificados para diversos fins.
A polícia investiga, ainda, a suspeita de o idoso se apropriar de documentos de terceiros, solicitando serviços como benefícios sociais, mas não repassava aos devidos interessados.
Diante do resultado da operação, o diretor do IIACM fez um alerta à população. “Neste mandado de busca e apreensão nós encontramos fichas de aposentadoria do INSS, apresentação de carteira de identidade falsas, vários documentos de terceiros. Então tem uma gama muito grande de material para ser investigado e se chegar à conclusão dos fatos”, reforçou Mahatma.