Search
Close this search box.

Incêndio em área de mata no município de Autazes pode ter contribuído para fumaça em Manaus

Mais de 500 focos de queimadas foram registrados no Amazonas, só nas últimas 24 horas
Foto: Reprodução

Autazes (AM) – O município de Autazes, na Região Metropolitana de Manaus (RMM), registrou, só nas últimas 24 horas, 105 focos de queimadas. Os incêndios têm castigado a área de mata na região, provocando uma fumaça muito densa que pode ser uma das causas da fumaça que encobre a capital amazonense nesta quarta-feira(11).

Ao todo, em apenas um dia, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 504 focos de queimadas em todo o estado; uma média de 24 incêndios por hora. E todos estes incêndios, a maioria na RMM, podem ser uma das causas da capital amazonense amanhecer encoberta por fumaça mais uma vez. Os pontos mais críticos foram os bairros Compensa, Aparecida, Colônia Oliveira Machado e Morro da Liberdade, conforme apontou o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva).

Com isso, segundo o painel de monitoramento de qualidade internacional World´s Air Polution, a qualidade do ar é perigosa. Assim, Manaus já é considerada o segundo pior lugar do mundo para se respirar, perdendo apenas para o condado de Siskiyou, na Califórnia, Estados Unidos.

Devido ao estado de emergência ambiental, o Governo do Amazonas intensificou o combate às queimadas em todo o Estado, com diversas ações e a criação de uma força-tarefa. A fiscalização também foi reforçada, com mais de R$ 17 milhões aplicados contra responsáveis pelos incêndios.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *