Villafranca (ESP) – Pelo menos dez pessoas morreram após um incêndio em uma casa de repouso na cidade de Villafranca de Ebro, no norte da Espanha, na manhã de sexta-feira (15). O incêndio começou em um dos quartos, disse Fernando Beltran, principal autoridade do governo nacional na região de Aragão, aos repórteres.
Todas as vítimas eram idosos que viviam na residência Jardines de Villafranca, uma casa de repouso para pessoas com problemas de saúde mental, disse o presidente regional de Aragão, Jorge Azcon, aos repórteres.
Uma pessoa está em estado crítico e outra em estado grave, disse Azcon.
O incêndio começou por volta das 5h da manhã no horário local e levou cerca de duas horas para os bombeiros conseguirem apagar as chamas, segundo autoridades.
O chefe dos bombeiros, Eduardo Sanchez, disse aos repórteres que o fogo foi contido no cômodo onde começou e que as mortes foram causadas pela inalação de fumaça.
“As portas estavam fechadas, elas impediram que o fogo se alastrasse. A tragédia poderia ter sido pior”, disse Azcon após visitar o prédio.
Vários moradores foram tratados, principalmente por inalação de fumaça, disse o prefeito Volga Ramirez.
A causa do incêndio ainda é investigada.
Azcon disse que a prioridade agora é transferir os moradores que não ficaram feridos no incêndio para outra casa de repouso nas proximidades de Huesca.
Fonte: CNN