Manaus (AM) – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para esta semana de uma forte onda de calor no Brasil. Em Manaus, segundo o MetSul Metereologia, as temperaturas elevadas podem chegar até 45°C durante essa semana.
No domingo, o aplicativo Selva apontou que Manaus bateu recorde de temperaturas extremas. Em alguns bairros da cidade, a temperatura chegou a 46°C entre meio-dia e 13h. E a temperatura vai variar entre 40°C e 45ºC nesta semana.
Segundo a MetSul, a intensa massa de ar seco e quente que afeta o Brasil traz consequência direta e causa queda nos níveis de umidade relativa do ar, que variam entre 10% e 20% em estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Em algumas áreas, os índices chegaram a ficar abaixo de 10% durante o período da tarde, condições comparáveis às de regiões desérticas.
A tendência é de que a massa de ar seco e quente se intensifique ainda mais nos próximos dias.
Calor escaldante
O aplicativo Selva apontou que Manaus bateu recorde de temperaturas extremas no domingo (8/9). Em alguns bairros da cidade, a temperatura chegou a 46°C entre meio-dia e 13h.
Entre os bairros que atingiram a temperatura de 46°C estão: Tarumã, Zona Oeste e Parque Dez, na zona Centro-Sul da capital nas proximidades da avenida Governador José Lindoso (Avenida das Torres).
O aplicativo mostrou ainda que na região próxima à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a temperatura chegou a 44°C. A mesma marca foi registrada próximo ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
Outros bairros como Mauazinho, Cachoeirinha e Japiim registraram temperaturas acima de 40°C.