Manaus (AM) – De 24 a 27 de junho, acontece o 2º Encontro de Tecnologia Social da Amazônia (II ETS-Amazônia) no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). O evento visa consolidar um fórum regional voltado ao debate sobre tecnologias sociais aplicadas ao contexto amazônico voltadas para a sustentabilidade e a transformação social das populações amazônicas. A realização do evento é fruto da parceria entre diversas instituições científicas, organizações da sociedade civil e da Associação Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social (Abepets).
A tecnologia social é definida como processos, métodos ou produtos que visam resolver problemas sociais, melhorar a qualidade de vida e gerar transformação social para a população. São desenvolvidas em parceria com as comunidades locais, com base no conhecimento popular, científico e organizacional. Elas são projetadas para serem reaplicáveis em diferentes contextos, sem custos de direitos de uso, impulsionado o desenvolvimento sustentável, e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para a coordenadora de Tecnologia Social do Inpa, Marcela Amazonas, e integrante da comissão organizadora do Encontro, o evento é uma importante oportunidade de compartilhar conhecimentos, propor e construir novas interações a partir de tecnologias sociais em prol da Amazônia. “A Amazônia não pode mais ser apenas um território de discursos. O momento de agir é agora. O 2º ETS-Amazônia chega para reunir mentes inteligentes e atuantes de instituições comprometidas que entendem que tecnologia social não é caridade é estratégia, impacto e legado”.
Dentre as experiências proporcionadas pelo II ETS-Amazônia, uma delas é o espaço para debater soluções e desafios sociais, ambientais e econômicos da região, além de oferecer a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre as tecnologias sociais por meio do intercâmbio de saberes. As nove áreas ou eixos temáticos que norteiam o Encontro desempenham papel fundamental nas discussões, abordando diversas pautas que reforçam a importância de iniciativas baseadas nas especificidades do território amazônico.
“Na Amazônia, a reaplicação de tecnologia social tem obtido êxitos para enfrentar vulnerabilidades e ampliar a qualidade de vida das populações locais, sempre respeitando a diversidade cultural e ambiental da região”, destaca a coordenadora de Ações Estratégicas do Inpa, Regina Oliveira da Silva, pesquisadora na área de Tecnologia Social, membro da Abepets e integrante da comissão organizadora do 2° ETS-Amazônia.
São eixos temáticos do evento: Resiliência climática, dinâmicas territoriais e práticas para inclusão social; Tecnologias de acesso à água em Terras Indígenas na Amazônia; Tecnologia social como instrumento de promoção do saneamento, saúde e bem-viver na Amazônia rural e Interfaces entre tecnologia social e políticas públicas. Também completam as áreas Tecnologia social e valorização de saberes; Tecnologias sociais e inclusão educacional; Comunicação e ampliação do diálogo sociedade e tecnologia social; Relevância e os desafios da tecnologia social para o alcance dos ODS da Agenda 2030 na Amazônia e Tecnologia social e economia solidária.
Programação e submissão de trabalhos
As inscrições para o encontro seguem abertas pelo site oficial. As chamadas para submissão de trabalhos estão abertas até o dia 07 de maio de 2025, oferecendo oportunidades para pesquisadores, técnicos e desenvolvedores de Tecnologia Social e demais interessados compartilharem suas contribuições em diferentes modalidades: Artigo Científico, Relato Técnico e Resumo Expandido para nove áreas temáticas. Orientações gerais para submissão dos trabalhos podem ser acompanhadas pelo Instagram do evento (@tsamazonia) ou no site do evento.
As mesas temáticas serão realizadas no Auditório da Ciência do Bosque da Ciência do Inpa, já as apresentações de trabalhos científicos e oficinas acontecerão em outros espaços do campus 1 do instituto. Os inscritos que desejarem apresentar seu trabalho na modalidade online terão a opção de sessões virtuais.
Feira da Sociobiodiversidade e Economia Solidária
Durante a realização do 2° ETS-Amazônia, nos dias 25, 26 e 27 de junho, será realizada a Feira da Sociobiodiversidade e Economia Solidária das 8h às 16h, no Centro de Convivência (prédio nº97), campus 1 do Inpa. Serão expostos produtos na categoria de alimentos, bebidas, artes ou artesanato.
Para os expositores interessados em participar é necessário preencher o formulário de inscrição até 09 de maio. A divulgação dos selecionados será no dia 16 de maio, pelo e-mail informado na inscrição.
Associada a programação do ETS-Amazônia, ocorrerá simultaneamente o XV Workshop de Tecnologia Social do Inpa, que será realizado dia 24 de junho. Além dessa atividade, outras iniciativas estarão em andamento, como a 1ª Mostra de Tecnologia Social, que reunirá projetos e soluções de transformação social, e as visitas técnicas que serão realizadas nas comunidades onde são desenvolvidas experiências de tecnologia social próximas à cidade de Manaus.
Serviço
Assunto: 2º Encontro de Tecnologia Social da Amazônia
Datas: 24 a 27 de junho de 2025
Horário: 8h30 – 18h
Local: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa, Campus I. Manaus (AM).
Inscrições pelo link: https://www.even3.com.br/2_etsa/