Search
Close this search box.

Instituto de Computação da Ufam anuncia parceria para monitoramento ambiental da Amazônia

Marco foi celebrado durante a primeira palestra da parceira OpenAI em uma universidade brasileira

Manaus (AM) – O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam) anunciou uma parceria inovadora com a OpenAI, formalizada na terça-feira (16/7). 

O marco foi celebrado durante a primeira palestra da OpenAI em uma universidade brasileira, proferida por Nicolas Andrade, diretor de operações governamentais da OpenAI na América Latina.

O evento começou com uma visita de Nicolas ao Museu da Amazônia (Musa), onde ele teve a oportunidade de percorrer uma trilha e observar os sensores ambientais em operação. Os alunos da Ufam demonstraram a coleta de dados para mensuração da qualidade da água, identificação de paisagens sonoras e reconhecimento de fotos de animais silvestres.

A parceria entre a OpenAI e o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) do IComp é focada no monitoramento ambiental, permitindo que os acadêmicos utilizem a ferramenta ChatGPT para conectar e processar dados de sensores distribuídos em vários locais da Amazônia.

“Os estudantes terão acesso a contas no ChatGPT e créditos da API para desenvolver trabalhos de bioconservação, utilizando e processando os dados com a tecnologia da OpenAI para gerar conclusões e insights úteis para a conservação da Amazônia e outros biomas ao redor do mundo”, destacou Nicolas.

O Professor Dr. Juan Colonna, integrante do grupo de pesquisa em Aprendizado de Máquina e ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática, explicou que o IComp está sempre buscando inovar e estar na vanguarda do conhecimento, especialmente nas áreas de engenharia de software, ciência da computação e inteligência artificial. Segundo ele, a parceria com uma empresa líder na área trará benefícios significativos, oferecendo aos alunos a oportunidade de desenvolver novas habilidades e abrir novas oportunidades profissionais.

“Nós precisamos compreender a dimensão da Inteligência Artificial, que já é uma realidade. Temos que nos preparar para seu crescimento e preparar as futuras gerações, especialmente os alunos de pós-graduação, para realizar pesquisas de ponta usando a tecnologia proporcionada por essa parceria”, ressaltou Colonna.

A palestra abordou também deepfakes, com o palestrante destacando que os produtos da OpenAI proíbem a criação desse tipo de conteúdo, conforme seus termos de uso. Questões como vieses e discriminação na tecnologia foram discutidas, enfatizando a necessidade de aumentar a representatividade na base de dados. 

“Assuntos como esses são fundamentais para a forma como vamos implementar, regular e promover o uso dessas tecnologias no Brasil”, enfatizou Nicolas.

O evento encerrou com uma sessão de perguntas e respostas, com o auditório do IComp lotado, onde alunos e professores interagiram diretamente com Nicolas Andrade para discutir mais a fundo as implicações e possibilidades do uso de IA. Esta iniciativa marca um passo importante para o IComp/Ufam, posicionando a instituição como um polo de inovação e pesquisa em IA na região Norte.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *