Atalaia do Norte (AM) – Por meio do projeto ‘Atalaia Conectada’, mais cinco comunidades – aldeias indígenas e ribeirinhas – receberam internet banda larga no município. Na última semana, a equipe técnica da prefeitura concluíram a instalação de antenas Starlink.
As comunidades Campinas, Irari e aldeia Porto Cruzeirinho, no rio Javari, além das aldeias Lobo e São Meireles, no rio Jaquirana, foram contempladas com esta etapa do projeto. As localidades que ainda não possuem energia elétrica regular receberam, também, sistema de energia solar para o funcionamento dos equipamentos de última geração.
As antenas foram montadas nas escolas das comunidades e vão servir de suporte às aulas e comunicação direta dos ribeirinhos e indígenas com Atalaia do Norte e o mundo. Uma demanda antiga e necessária nos dias atuais em que a internet é essencial para a comunicação instantânea e a realização de serviços online.
De acordo com Denis Paiva (UB), prefeito de Atalaia do Norte, a meta é chegar com o projeto em todas as aldeias e comunidade de Atalaia do Norte. “Uma forma de conectar e encurtar as longas distâncias que só quem conhece sabe. Todo o Vale do Javari e suas aldeias, em breve, terão internet banda larga de qualidade. Nossas equipe se preparam para a próxima fase que vai levar internet para comunidades e aldeias do rio Itacoaí”, ressaltou o gestor.